Com apoio do SEFRAS e Caetano Veloso, o artista visual já conhecido pela sua forte conexão com questões de cidadania, democracia e direitos humanos também projetou vídeo-arte em prédios de São Paulo e Belém (PA)
Conhecido pela sua arte provocadora que sempre está entrelaçada a questões políticas e de promoção da cidadania, o artista visual Brunner realizou na última sexta-feira, dia 16 de outubro, a intervenção urbana “Mesa Brilhante”. A performance com apoio do Sefras (Serviço Franciscano de Solidariedade) fez parte da programação de ativismo alimentar “Banquetaço” que, aproveita o Dia Mundial da Luta Contra a Fome para impactar e mobilizar a sociedade civil no problema durante todo o final de semana.
Brunner criou uma mesa que, para as pessoas em situação de vulnerabilidade social da região, será um verdadeiro banquete. Além da distribuição de marmitas, conta com muito brilho e iluminação especial, oferecendo também a arte como alimento e ferramenta de inclusão social.
A “Mesa Brilhante” de Brunner foi itinerante, vai caminhar pela Av. Ipiranga até chegar no cruzamento mais famoso da cidade com a Av. São João, escolhido propositalmente em referência à Caetano Veloso. Ali ela será estacionada e terá início o atendimento à população de rua.
As marmitas distribuídas foram as mesmas que têm sido servidas à população de rua na Tenda Franciscana, em frente ao convento do Largo São Francisco. No dia 16, faz a entrega no endereço icônico da cidade durante as performances artísticas para celebrar o total de um milhão de refeições oferecidas, marca que será ultrapassada ainda em outubro.
Gente é pra brilhar, não morrer fome
A intervenção de Brunner contou ainda com mais um desdobramento. O artista preparou um vídeo-arte batizado de “Gente é pra Brilhar, Não Morrer de fome” que, após o início da distribuição dos alimentos, foi apresentado por meios de grandes projeções em um prédio do entorno e outro em Belém do Pará, local escolhido dada a importância do tema ambiental estar associado ao tema da fome.
“Eu interpreto o tema ‘brilho’ que envolve todas as intervenções que serão realizadas como uma forma de dar destaque a essa população que em nosso dia-a-dia vai se tornando invisível e que dependem de nossa solidariedade para sobreviver. Além disso, não poderíamos ter uma melhor trilha sonora, já que o próprio Caetano Veloso nos autorizou a utilizar sua canção ‘Gente é Pra Brilhar’, dando sua benção à manifestação”, revela o artista.
O vídeo arte trouxe entre os personagens homenageados na transmissão o próprio Caetano Veloso, além de nomes como o Cacique Raoni e a atriz e ativista transexual paulistana Leona Jhovs.
Com a performance de Brunner e do SEFRAS, o “Banquetaço” deste ano torna-se mais impactante aproveitando do espaço urbano da maior cidade da América Latina como protagonista, uma de suas características como artista. “Estarmos em período eleitoral, um momento em que historicamente os olhos dos cidadãos estão ‘mais abertos’, e será muito importante nos aproveitarmos disso por meio da arte”, diz.
Terceira intervenção de impacto em apenas um mês
Essa foi a terceira ação de impacto do artista em menos de um mês. Em setembro, ele já foi convocado para uma performance no Rio de Janeiro (RJ) durante o evento “Grito dos Excluídos” do Sefras e, recentemente, foi convidado pelo Instituto Tomie Ohtake para participar do projeto “Ouvir para Ver a Cidade: Deriva da Luz Vermelha”.
Brunner é um artista jovem, contudo, carrega um longo currículo e histórico de pesquisador celebrado internacionalmente. De uma caixa de fósforos a projeções em arranha-céus, é impossível ficar indiferente à sua arte sempre provocadora de reflexões sobre cidadania, democracia e direitos humanos.
“Mais do que nunca, as pessoas precisam potencializar sua atitude de questionar frente a sociedade em que está inserida. É indispensável compreender e ter a liberdade para debater a forma como a comunidade é organizada e como convive com a democracia. A performance é uma das ferramentas mais poderosas para conectar as pessoas e despertar este necessário potencial. Por isso, a arte deve assumir efetivamente o seu papel político com reflexo em nosso cotidiano possível de mudança ”, explica Fabio Paes, representante do SEFRAS.
O engajamento da organização com a campanha e a incidência direta na alimentação de vulneráveis, especialmente após o início da pandemia, marca um redimensionamento do SEFRAS frente à pauta da fome, por isso, podemos esperar uma participação marcante da instituição neste “Banquetaço”.
Sobre a campanha
A vida convoca, como nunca antes, a população a fortalecer a luta coletiva para acabar com a fome definitivamente no Brasil. Ela não é um produto da pandemia: a fome tem cor, classe e gênero. É uma expressão biológica de um problema social, uma ferida aberta, normalizada e visibilizada. É uma questão histórica que tem raízes nas desigualdades estruturais e que impede a nossa sociedade de brilhar.
Entre 12 e 18 de outubro, durante a Semana Mundial da Alimentação, os cidadãos são convidados a participar da construção de um novo mundo possível, fundamentado na generosidade, na solidariedade e nas relações de cuidado, tendo o planeta como parte de uma casa comum.
Serviço
Data: 16 de outubro de 2020 (Dia Mundial da Luta Contra a Fome)
Horário: 18h30
“Mesa Brilhante” – Artista Brunner e Sefras
Local: Av. Ipiranga seguindo de forma itinerante até chegar ao cruzamento com a Av. São João
“Gente é Pra Brilhar, Não Pra Morrer de Fome”
Local: Projeção em prédio do entorno do cruzamento da Av. Ipiranga com a Av. São João.
Acompanhe as performances de “Mesa Brilhante” e “Gente é Pra Brilhar, Não Pra Morrer de Fome” na transmissão ao vivo pelo Instagram do artista: @cineparayso.
Leave a Reply