Uma sessão solene foi realizada pela Câmara Municipal de Poá na noite de 9 de maio, em referência ao Dia do Escoteiro, comemorado em 23 de abril.
A Mesa foi composta pelo presidente da Câmara, Lucas Ferrari; vereador Renato da Padaria; vereador Rogerinho Gomes; diretor-presidente da União dos Escoteiros do Brasil e Região de São Paulo, Rodrigo Ramos de Freitas; comissário distrital do Alto Tietê, Carlos Alberto; e diretora-presidente do Grupo Escoteiro São João Ybipiá, Mônica Ogawa.
O presidente da Câmara, Lucas Ferrari, declarou aberta a sessão, quando foram executados o Hino Nacional e o Hino de Poá. Em seguida, foi feita uma retrospectiva do início do Escotismo pelo inglês Baden Powell, que criou os princípios de formação e desenvolvimento de crianças e jovens.
Já o Grupo São João Ybipiá, foi declarado utilidade pública municipal pela Lei 3.973, de 2017, pela importância de seu trabalho dedicado à juventude poaense através do ensino da fraternidade, amor à natureza e cidadania, formando jovens comprometidos com um mundo melhor. Um ano depois, a Câmara instituiu o Dia do Escoteiro no calendário oficial de Poá.
Na sequência, foram entregues homenagens a Rodrigo Ramos de Freitas, Sulamita Almeida de Carvalho, Stephany Alexandrina da Silva Pereira, Artur Araújo Pereira, Artur Bernardo Guimarães, Asaf Almeida Carvalho Rocha, Joab Almeida Carvalho Rocha e Bárbara da Costa Barrento.
Ao usar a tribuna, o diretor-presidente da União dos Escoteiros do Brasil e Região de São Paulo, Rodrigo Ramos de Freitas, agradeceu a homenagem e a comemoração ao trabalho escoteiro que existe no mundo há mais de cem anos, afirmando que em Poá ele é desenvolvido de forma vibrante e contagiante.
O comissário distrital do Alto Tietê, Carlos Alberto, fez um agradecimento à administração municipal por proporcionar apoio às atividades escoteiras em Poá. Disse que o grupo possui sede com atividades ao ar livre graças à Prefeitura que cedeu uma sede na Nova Poá. Também agradeceu o apoio da Câmara Municipal sempre que o grupo precisou.
Mônica Ogawa, diretora-presidente do Grupo São João Ybipiá disse que sente muita gratidão pela cidade e por poder acompanhar a história de cada criança e jovem e sua evolução no grupo. Por vezes, os pais dizem que os filhos mudaram muito depois que se tornaram lobinhos e escoteiros, afirmando que quem muda os jovens para melhor é o movimento escoteiro.
O prefeito Saulo Souza e esposa Flávia de Souza chegaram durante a cerimônia e ele relatou ter sido escoteiro no antigo Grupo Escoteiro São José, do Chefe Gaby, a quem homenageou dizendo ter sido ele quem ensinou valores que pavimentaram sua carreira pessoal, familiar, profissional e política.
A sessão foi encerrada com a entrega de orquídeas à primeira-dama Flávia de Souza e à Mônica Ogawa.



































Você também pode gostar
Conselho de Desenvolvimento discute a recuperação do Balneário de Poá
Saulo Souza inaugura primeiro Jardim Sensorial do Alto Tietê
Posse do Conselho Diretor do Rotary Club de Poá