Jornal Novo São Paulo Online

A Notícia Precisa

Sessão solene da Câmara de Suzano em comemoração aos 117 anos da Imigração Japonesa será amanhã (27)

A sessão solene da Câmara de Suzano em comemoração aos 117 anos da Imigração Japonesa será amanhã (27). Trata-se de um dos eventos mais tradicionais do Legislativo suzanense e nesta edição, pela primeira vez, contará com uma feira gastronômica de culinária típica japonesa, venda de artesanato e apresentações culturais durante o dia. As atividades terão início às 11 horas, em frente ao Plenário do Palácio Deputado José de Souza Candido, sede da Casa de Leis (rua dos Três Poderes, 65).

Os pratos típicos que serão comercializados são yakisoba, lamen, guioza, toppokki, temaki, gyudon, oniguiri, torikatsu kare, pastel, tempura, espetinho e bifum. “Para maior conforto do público, foram colocadas mesas e cadeiras na Galeria dos Presidentes da Câmara, para que as pessoas possam fazer suas refeições sentadas”, disse o presidente do Legislativo, Artur Takayama (PL). “Será uma grande festa para celebrar a influência e a contribuição cultural e econômica da comunidade nipônica para Suzano”, afirma.

Sessão solene

A sessão solene terá início às 18h30, no Plenário da Casa de Leis. Nesta edição, serão homenageadas 12 empresas de origem japonesa que atuam no município. São elas: Bi-Fum; Casa Yoshitani; Granja Ino; Komatsu; Magic City; NSK Brasil; Pastifício Hirotani Seimen; Senshi Brasil Indústria e Comércio de Produtos Alimentícios; Shibata Supermercados; Takaki; Tessin Indústria e Comércio; e TKM.

Confirmaram presença no evento o cônsul-geral do Japão, Shimizu Toru; o prefeito Pedro Ishi (PL); a primeira-dama Déborah Raffoul Ishi; o secretário do Verde e do Meio Ambiente da cidade de São Paulo e ex-prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi; a ex-primeira-dama Larissa Ashiuchi; e a prefeita de Mogi das Cruzes, Mara Bertaiolli (PL).

O presidente da Câmara também fez a entrega oficial do convite para o evento a diversas autoridades, entre elas, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos); a primeira-dama do Estado, Cristiane Freitas; o deputado federal Márcio Alvino (PL); e o presidente do Legislativo mogiano, Francimário Vieira (PL), o Farofa.

Confira a programação completa:

11 horas: Abertura | Feira gastronômica e de artesanato

12h30: Apresentação da Banda Musical da Guarda Mirim de Suzano

16 horas: Apresentação do Coral Japonês

16h30: Apresentação do Coral Nova Geração

18h30: Sessão solene

20 horas: Apresentação do Taiko Kouran Daiko, do Bunkyo de Suzano

20h30: Show com o cantor Rick Nakase

21 horas: Apresentação das cantoras Midori & Mayumi com Yujo Taiko & Odori

22 horas: Encerramento