Jornal Novo São Paulo Online

A Notícia Precisa

Poá mais Segura reclama de mudança no atendimento

A plataforma Poá mais Segura recebeu com surpresa a notícia de mudanças no canal de comunicação estabelecido pela plataforma desde seu início em 2015. Durante um atendimento de rotina, a plataforma foi avisada de que as solicitações de moradores relativas à segurança só poderão ser feitas pelo telefone fixo do CSI, Centro de Segurança Integrada, e não mais pela plataforma como sempre foi feito.
Os moradores de Poá têm o costume de ligar para a plataforma, quando o operador de um dos grupos solicita uma viatura para a ocorrência. Atualmente, a Poá mais Segura é formada por 31 grupos, com cinco mil participantes.
A plataforma disse que essa mudança não foi avisada nem pela Secretaria de Segurança nem pela GCM. A única informação que recebeu é que no dia 15 de janeiro será trocado o comando da GCM, saindo o comandante Ferreira e entrando o comandante Wilson.
Sobre o encerramento dos atendimentos, a plataforma disse que nenhuma mudança poderia ser feita sem o conhecimento do Conselho Municipal de Segurança, o qual acompanha e questiona a política municipal de segurança. Fazer mudanças sem avisar, na opinião da plataforma, é desfazer do Conselho e da própria plataforma.
Já foram solicitados esclarecimentos ao secretário de Segurança, ao comando da GCM e à prefeita Márcia Bin, mas ninguém respondeu. A plataforma garante que irá lutar até o último minuto pela manutenção dos atendimentos, indo buscar ajuda onde quer que seja, mas vai aguardar as respostas solicitadas para poder se posicionar.