Jornal Novo São Paulo Online

A Notícia Precisa

Ortopedista do Imot leva casos de sucesso de implantação de prótese de joelho a curso de referência da área médica

Especialista em Ortopedia e Traumatologia, Marcos Antonio Nali participou 18º Curso de Cirurgia do Joelho de Campinas (Joca)

O médico especialista em Ortopedia e Traumatologia do Imot de Mogi das Cruzes, Marcos Antonio Nali, levou sua experiência em cirurgias de implantação de próteses de joelho ao 18º Curso de Cirurgia do Joelho de Campinas (Joca). Nali compartilhou seus conhecimentos na área, incluindo casos atendidos pelo Imot, com ortopedistas do Brasil e do exterior.

O Joca é um encontro tradicional da área médica, realizado a cada dois anos. Esta é a 18ª edição do evento, que recebe profissionais brasileiros e também estrangeiros, referências na área, e que trazem para discussão as tendências e inovações mundiais. A edição de 2025 aconteceu entre os dias 4 e 5 de abril, no Royal Palm Hall, em Campinas.

O ortopedista mogiano foi convidado a participar com uma aula ministrada no pré-evento, na qual levou casos de sucesso de implantação de prótese de joelho – uma de suas especialidades. Marcos Nali se aperfeiçoou na utilização da prótese Gemini, o da empresa Link, situada em Hamburgo, na Alemanha. Trata-se de um modelo de última geração que chegou ao Brasil em 2024. O médico já realizou 25 cirurgias utilizando essa prótese.

“Levamos ao curso os casos que foram atendidos aqui pelo Imot e que envolvem, especialmente, as artroses de joelho. Os implantes garantem redução na dor e a consequente melhora na qualidade de vida das pessoas”, destacou o especialista.

Nali participou ainda de uma mesa redonda moderna, onde foi discutido o tratamento da artrose do joelho, desde as indicações e cuidados e iniciais até o tratamento cirúrgico com a colocação de prótese.

Durante o evento, em Campinas, o especialista também foi convidado para participar do lançamento do robô Velys – Robotic Assisted Solution, uma das principais inovações na cirúrgica robótica para prótese de joelho. Segundo Nali, é uma tendência o uso cada vez maior da tecnologia, que traz como principal benefício a precisão no ato cirúrgico.

Entretanto, o médico ortopedista, que soma mais de 30 anos de experiência em tratamentos e cirurgias de joelho, faz uma ressalva: “Os robôs são grandes aliados, mas não substituem o papel do médico cirurgião, que é quem faz toda a avaliação de qual caminho seguir, de acordo com cada caso, além de toda a sua experiência profissional, fundamental para o sucesso de uma cirurgia”, reforçou.

No Imot, Marcos Nali é chefe do Grupo de Cirurgia de Joelho. Também integra diversas entidades médicas, nacionais e internacionais, neste campo.

“A participação em cursos e congressos é fundamental para atualização em novas tecnologias e troca de experiências e conhecimentos com outros profissionais”, acrescentou Nali.

Sobre o Imot
Fundado em 1976, o Imot é um dos maiores institutos especializados em ortopedia e traumatologia do Brasil, com pronto atendimento diariamente na unidade de Mogi das Cruzes, consultas, fisioterapia, hidroterapia e diversos tratamentos especializados, além da Imot Care, com cuidados inter e multidisciplinares, e o Imot MovSaúde, com serviços exclusivos e inovadores.

O Imot fica na rua Otto Unger, 433, Centro, Mogi das Cruzes. Mais informações: telefone (11) 4728-3420, no site e redes sociais (@clinicaimot). Em Suzano, o endereço é rua Augusta Aparecida Carvalho Morais, 250 Jardim Santa Helena. Telefone (11) 4741-3333.