Medida tem validade de 180 dias
A Prefeitura de Itaquaquecetuba, decretou situação de emergência devido aos impactos causados pelas chuvas que atingiram o município e as cidades da região no fim de semana. A medida tem validade de 180 dias.
Entre sábado (31) e segunda-feira (3), o município registrou volumes de chuva preocupantes, com pico de 44,86 mm no domingo (2).
“Os índices, somados ao aumento do nível do rio Tietê e córregos que cortam a cidade, geraram uma série de desafios como deslizamentos de terra, alagamentos e enchentes”, contou o coordenador da Defesa Civil, Anderson Marchiori.
Cerca de 2,5 mil residências foram afetadas, aproximadamente 1,1 mil pessoas ficaram desalojadas, enquanto 95 ficaram desabrigadas. Além disso, ruas e avenidas importantes da cidade estão obstruídas.
Em resposta ao momento, o decreto autoriza a convocação de voluntários e campanhas de arrecadação de recursos para apoiar as vítimas, com a coordenação da Defesa Civil municipal.
“Vamos trabalhar juntos para garantir a segurança da população e o andamento da reconstrução da cidade. O decreto auxilia nossas equipes e dá a oportunidade de voluntários também nos ajudarem. Vamos unir forças”, ressaltou o prefeito Eduardo Boigues.
O decreto suspende a obrigatoriedade de licitação para a compra de bens e serviços essenciais para o enfrentamento da emergência com o objetivo de acelerar a chegada de insumos.
Também fica autorizado o acesso a propriedades particulares e a realização de desapropriações, quando necessário, principalmente em áreas de risco.
“A Defesa Civil está monitorando as áreas de risco e os trabalhos ocorrem tanto de dia como à noite. Temos uma grande equipe técnica e servidores preocupados com o acolhimento e apoio à população”, completou o secretário de Governo e Obras, Marcello Barbosa.
Fotos: Dayane Oliveira
Você também pode gostar
Itaquá abre concurso de marchinhas e blocos de Carnaval; inscrições vão até 7 de fevereiro
Fundo Social inicia campanha ‘Juntos por Itaquá’ para ajudar famílias afetadas pela chuva
Depois do sucesso do aulão de bike, Clube de Campo prepara maratona indoor para março