Objetivo é resgatar as origens culturais da cidade
A Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria de Cultura, anunciou a retomada das celebrações carnavalescas com os concursos de marchinhas e blocos. O objetivo é fortalecer e resgatar as origens culturais da cidade.
O edital contempla quatro blocos carnavalescos, sendo que os grupos interessados devem ter no mínimo 50 membros e residir ou ter sede no município. Cada bloco selecionado receberá um incentivo de R$ 12,5 mil e o resultado da seleção será divulgado no dia 14 de fevereiro.
Para garantir que a festa seja inclusiva e acessível, os blocos devem realizar atividades culturais em bairros descentralizados, uma forma de tornar a cultura mais acessível. O edital está disponível em cutt.ly/ne7zGrvY.
Já no concurso de marchinhas, as cinco melhores serão premiadas com R$ 4 mil cada, com troféu para melhor intérprete e melhor fantasia. A ideia é estimular a criação artística e musical, em especial de autores locais, para difundir seus trabalhos e composições.
O participante deve residir em Itaquá e pode inscrever até duas composições, podendo as duas serem selecionadas. As composições devem ser originais e inéditas, tanto na melodia como na letra, e as apresentações acontecerão no dia 1º de março. O edital está disponível em cutt.ly/9e7zF0aJ.
“O Carnaval é uma manifestação cultural rica e diversa, por isso queremos que os blocos levem energia para todos os cantos da cidade. Vamos retomar em grande estilo”, destacou a secretária de Cultura, Maria Ana Rosa.
As inscrições são gratuitas, ficam abertas até a próxima sexta-feira (7) e devem ser realizadas na Secretaria de Cultura (av. Ver. João Fernandes da Silva, 53 – Vila Virgínia), das 8h30 às 16h30.
O prefeito Eduardo Boigues reforçou a importância do evento. “A cultura popular tem papel fundamental na identidade do município e o retorno do Carnaval representa um grande reencontro da cidade com sua história e tradição. Vamos fazer uma linda festa”, completou.
Fotos: Eduardo Borges
Você também pode gostar
Fundo Social inicia campanha ‘Juntos por Itaquá’ para ajudar famílias afetadas pela chuva
Depois do sucesso do aulão de bike, Clube de Campo prepara maratona indoor para março
Clube de Campo de Mogi homenageia a Champions League no primeiro campeonato do ano