Em mais um momento histórico para a fé, a tradição e o jornalismo regional, os Estúdios RTV realizam neste sábado (7/06) uma cobertura especial e ao vivo da tradicional Entrada dos Palmitos, dentro da programação da Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes. A transmissão será feita a partir das 8 horas da manhã pelo canal oficial dos Estúdios RTV no YouTube, com uma grande estrutura de produção e um time experiente no comando da cobertura.
A apresentação será conduzida pelo renomado jornalista Darwin Valente, que acompanha a festa há mais de 50 anos, com os comentários do professor Josemir Campos, estudioso e profundo conhecedor da história da Festa do Divino, além de ex-coordenador do próprio cortejo da Entrada dos Palmitos. As reportagens serão feitas pela jornalista Marilei Schiavi e pela equipe dos Estúdios RTV, com apoio de Pedro Miranda.
“Pretendemos fazer uma grande cobertura que vai se transformar em um documentário sobre esse momento de fé e devoção da festa com o cortejo da Entrada dos Palmitos”, destacou o presidente dos Estúdios RTV, Mário Theo Magalhães, que coordena a equipe de produção, cinegrafistas e profissionais envolvidos na transmissão.
Com mais de 20 profissionais envolvidos, entre cinegrafistas, produtores, técnicos, jornalistas e diretores de imagem, os Estúdios RTV vão registrar todos os detalhes do cortejo, com imagens exclusivas, entrevistas ao vivo, bastidores e depoimentos emocionantes de participantes e devotos.
O cortejo da Entrada dos Palmitos está previsto para começar às 9 horas, com saída da Rua Dr. Ricardo Vilela. O tradicional desfile, que resgata a vida rural e o agradecimento pelas colheitas, reunirá centenas de cavaleiros, carroças, romeiros, grupos folclóricos, congadas, devotos, festeiros e voluntários da Festa do Divino. O trajeto segue até a Catedral de Santana, onde os participantes são recebidos com alegria e emoção em um dos momentos mais aguardados da celebração religiosa.
Além da transmissão ao vivo, a cobertura da RTV também vai integrar a produção de um documentário especial que será lançado futuramente no canal, valorizando a cultura, a religiosidade e a identidade do povo mogiano.
A união da experiência jornalística de Darwin Valente com a visão histórica do professor Josemir Campos, somada à presença marcante de Marilei Schiavi e ao trabalho técnico da equipe RTV, promete entregar ao público uma cobertura informativa, emocionante e inesquecível — à altura da grandiosidade da Festa do Divino de Mogi das Cruzes.
Reconhecimento histórico: Festa do Divino caminha para se tornar Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil
A transmissão deste sábado acontece em um momento ainda mais especial: a Festa do Divino de Mogi das Cruzes caminha para ser reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
O bispo diocesano Dom Pedro Luiz Stringhini comentou sobre a importância dessa conquista para a cidade e para a tradição centenária da festa. “Estamos com a equipe do IPHAN acompanhando a nossa festa para que possamos nos transformar em Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. A Festa do Divino de Mogi é a expressão mais viva da fé do nosso povo. Este é um momento de grande expectativa para toda a cidade”, destacou,
A documentação foi organizada pela Diocese de Mogi das Cruzes e pela Associação Pró-Festa do Divino, com apoio técnico do Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP) de São José dos Campos. O dossiê entregue ao IPHAN inclui depoimentos, registros, anuências e um inventário detalhado de publicações, cumprindo todas as exigências para o reconhecimento.
A candidatura tem o apoio de representantes da sociedade civil, liderada por voluntários, e tem como objetivo garantir a preservação da essência da festa, incluindo suas manifestações religiosas, culturais, culinárias e folclóricas.
Entre as autoridades que também estarão presentes na Entrada dos Palmitos estão a prefeita Mara Bertaiolli, o vice-prefeito Téo Cusatis, o presidente da Câmara Municipal Francimário Vieira, o Farofa, e o conselheiro do Tribunal de Contas e ex-prefeito Marco Bertaiolli, além de várias personalidades importantes do Alto Tietê.
Com mais de quatro séculos de história, a Festa do Divino de Mogi é considerada a maior celebração em louvor ao Espírito Santo no Brasil, e acontece anualmente no período de Pentecostes.
A cobertura dos Estúdios RTV neste sábado, além de emocionar e informar, reforça o valor cultural e espiritual desta tradição — agora, com a esperança de um reconhecimento nacional que eternize a força da devoção mogiana.
Você também pode gostar
Promovido pela Suzano, Espaço Sustentabilidade movimentou mais de R$ 173 mil em São Paulo, em 2025
Abre-Alas, matinê e até balada: Carnaval do CCMC tem atrações para todos os gostos
Opereta se prepara para o segundo ano do Bloco da Lira Elétrica no carnaval