O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, anunciou no dia 22 de janeiro, a instalação do Conselho Estadual de Mudanças Climáticas (CEMC), com o objetivo de prevenir e enfrentar eventos climáticos extremos no estado.
Esse Conselho possui 18 membros do governo estadual, dos municípios e da sociedade civil, tendo caráter consultivo. Sua função será a de monitorar ações que preparem e fortaleçam as cidades no sentido de dar uma resposta rápida a desastres ambientais, através de medidas de reflorestamento, geração de energia solar e diminuição de emissão de gases de efeito estufa.
Entre os integrantes do Conselho está a poaense Claudete Canada, ex-secretária de Meio Ambiente de Poá, representando a Anamma – Associação Nacional dos Municípios e Meio Ambiente. Segundo Claudete, a primeira reunião do Conselho será em fevereiro para discussão do Plano Estadual de Adaptação e Resiliência Climática, que esteve disponível para consulta pública no ano passado. As ações previstas para o primeiro ciclo, de 2025 a 2027, foram divididas em eixos temáticos: Justiça Climática, Saúde Pública, Zona Costeira, Biodiversidade, Infraestrutura, Segurança Hídrica e Segurança Alimentar.
A Notícia Precisa
Você também pode gostar
Inauguração do Escritório Político do Walmir Pinto
Lula felicita Donald Trump por posse como presidente dos Estados Unidos
Donald Trump como fiel da balança na AL