Mais de 4 milhões já regularizaram a situação do veículo, volume 4,4% maior que o registrado pelo órgão de trânsito no mesmo mês do ano passado, de 3,8 milhões
Mais de 4 milhões de proprietários de veículos anteciparam o pagamento do licenciamento neste ano, no estado, liquidando a fatura já em janeiro, de acordo com o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP). O volume, que não era atingido desde 2021, é 4,4% maior que o registrado no mesmo mês de 2024, quando 3,8 milhões licenciaram seus automóveis em janeiro, e 12% superior ao de janeiro de 2023, com 3,6 milhões de documentos emitidos.
O calendário oficial do licenciamento compreende o segundo semestre do ano, com cada mês dedicado a até dois finais de placa diferentes. Mas, antes do calendário oficial, todos podem acertar a taxa, no valor de R$ 167,74, regularizando de maneira antecipada a situação de seu veículo a qualquer momento entre janeiro e junho.
Para pagar adiantado, basta que o proprietário do veículo faça o acesso ao seu sistema bancário, tanto pelo caixa eletrônico quanto pelo acesso online, para concluir o pagamento.
Após realizar o pagamento, o condutor pode acessar o site do Detran-SP para emitir o documento eletrônico do veículo atualizado, por meio do acesso com login e senha (https://novo.detran.sp.gov.br/detransp?id=licenciar_veiculo) ou ainda consultar pela Carteira Digital de Trânsito (CDT).
“Com a transformação digital e a possibilidade de uso do pix, o pagamento ficou rápido e fácil. Hoje, mais de 93% dos licenciamentos já são automatizados, sem intervenção humana. Em janeiro de 2024, o índice era de cerca de 90%”, diz Vinícius Novaes, diretor de Veículos Automotores do Detran-SP, órgão vinculado à Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD).
“A mudança proporcionada pela tecnologia é parte do nosso esforço de atender mais e melhor o cidadão, que paga impostos e tem direito a um serviço de qualidade.”
Sobre o Detran-SP
O Detran-SP trabalha incessantemente para prevenir sinistros e preservar vidas, com a meta de organizar um trânsito mais seguro e harmonioso entre todos os modais. O órgão segue comprometido em oferecer serviços de excelência aos cidadãos, baseados em valores como respeito, integridade, segurança e eficiência.
Atualmente, está implementando a transformação digital para melhorar a qualidade de vida dos paulistas, facilitando o acesso aos serviços públicos. Dos 109 serviços oferecidos pela autarquia, 76 já são disponibilizados em formato totalmente digital, não exigindo deslocamentos dos cidadãos para a sua conclusão.
Como o maior órgão executivo de trânsito do país, o Departamento de Trânsito Paulista é responsável por 28% da frota brasileira, com mais de 35 milhões de veículos registrados e mais de 25 milhões de motoristas habilitados em todo o estado. Mensalmente, emite aproximadamente 400 mil Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) e 1,2 milhão de Certificados de Registro e Licenciamento Veicular (CRLVs). Em média, são emitidos mais de 136 mil documentos por dia.
Você também pode gostar
Ávine Vinny lança “Novinha de Academia” em parceria com MC Nito, com clipe gravado no Rio
Lauana Prado lança versão deluxe do “Raiz Belo Horizonte”com faixas inéditas nesta quinta-feira (29)
Quatro em cada 10 médicos egressos de escolas privadas são mal formados