A epilepsia afeta cerca de 3 milhões de brasileiros, representando um grande desafio diário para muitos pacientes. No primeiro episódio da nova temporada do Biolab Cast Conectados, especialistas discutem o papel fundamental dos cães na vida de pessoas que convivem com a condição, oferecendo suporte emocional e prático nos momentos mais críticos. A iniciativa é promovida pela linha de Sistema Nervoso Central (SNC) da Biolab Farmacêutica, com o apoio da Avert® Biolab Saúde Animal, sua divisão de saúde animal.
Apresentada pelo médico psiquiatra Dr. Luiz Dieckmann e pela neurologista Dra. Paula Dieckmann, a websérie explora a relação entre a saúde de humanos e animais, contando com a participação de Emi Parente, especialista em intervenção educacional assistida por cães e fundadora do Programa Alice – PATAE (Programa Alice Terapia Assistida Educacional), além do neuropediatra e neurofisiologista clínico Dr. Charlington Cavalcante.
Março Roxo é o mês escolhido para a conscientização sobre a epilepsia, uma condição caracterizada por crises de perda de consciência, muitas vezes acompanhadas de convulsões, que ocorrem de forma imprevisível. “A epilepsia é uma disfunção elétrica no cérebro. Durante um episódio, o paciente pode apresentar alterações cardíacas e respiratórias. Além disso, existem diferentes tipos de crises, que podem envolver perda de consciência, manifestações motoras ou não”, explica Dr. Charlington Cavalcante.
E os pets? Eles também podem ter epilepsia? Segundo Emi Parente, os animais também podem ser afetados pela condição, seja por predisposição genética ou por traumas. Ela ressalta a importância de diferenciar crises epilépticas de outros episódios convulsivos, como os causados pela cinomose. Além disso, alguns sinais comportamentais podem indicar epilepsia em cães, como movimentos repetitivos da cabeça ou a perseguição obsessiva do próprio rabo.
A presença de um cão pode fazer toda a diferença para pacientes epilépticos. Cães de serviço, especialmente treinados, são capazes de identificar mudanças imperceptíveis no comportamento de seus tutores e podem prever crises epilépticas antes que ocorram, ajudando a garantir sua segurança. “Os cães de serviço recebem treinamento especializado para agir tanto na fase pré-crise quanto durante a convulsão. Por exemplo, antes de uma crise, o cão pode perceber sinais sutis e trazer o medicamento, ajudando a evitar ou minimizar o episódio”, afirma Emi Parente.
A conexão entre humanos e animais vai muito além do afeto. Em muitos casos, esses animais tornam-se verdadeiros heróis silenciosos, proporcionando segurança, conforto e qualidade de vida para aqueles que enfrentam a epilepsia no dia a dia.
Para saber mais, ouça o podcast na íntegra. Acesse: https://youtu.be/N4sn50l0Ro8?si=vUpk3l50u5VN3XzP
Sobre a Biolab
Promover um futuro com mais qualidade de vida requer uma busca incansável por tratamentos seguros e inovadores. Com essa missão a Biolab, indústria farmacêutica brasileira fundada em 1997 e com presença internacional, investe em pesquisas e parcerias para superar os crescentes desafios da saúde.
Com seus mais de 3.800 colaboradores e a 4ª maior Força de Vendas do Brasil, a Biolab está entre as maiores farmacêuticas do país, atuando em diversas especialidades, como: dermatologia, ginecologia, ortopedia, gastroenterologia, pediatria, clínica médica e sistema nervoso central, além de ser líder em cardiologia. As unidades de negócio Biolab Genéricos, Avert Humana e Avert Biolab Saúde Animal contribuem com o portfólio de mais de 500 produtos.
A Biolab está em crescimento constante. São três unidades de produção, além de um moderno complexo fabril em construção. E não para por aí: no Canadá é a 1ª farmacêutica brasileira com um Centro de Pesquisas e adquiriu a empresa Exzell Pharma para expandir suas fronteiras.
Viva a evolução!
Saiba mais em www.biolabfarma.com.br e nas redes sociais: Instagram, Facebook e Linkedin.
Sobre a Avert Biolab Saúde Animal
A Biolab Farmacêutica compartilha a mesma excelência e o padrão de qualidade de produtos para a saúde das pessoas e dos pets. Assim como os tutores, também somos apaixonados por animais de estimação. Esse compromisso está expresso na Avert, divisão veterinária da Biolab, há uma década no mercado brasileiro e em expansão internacional.
Para esse mercado exigente, que não para de crescer, proporcionamos saúde e bem-estar para que os cães e gatos vivam mais e melhor.
Somos pessoas cuidando de pessoas e dos seus animais de estimação, atendendo às necessidades de cada fase – dos filhotes aos animais idosos, contribuindo com o avanço da medicina veterinária, entendendo as necessidades dos pets e fornecendo produtos e serviços que contribuem para sua saúde e nutrição.
A linha Avert Saúde Animal é produzida em nossa unidade industrial em Bragança Paulista (SP), com matérias-primas de alta qualidade e formulações exclusivas. No total, são mais de 100 apresentações entre nutracêuticos, dermocosméticos e medicamentos inovadores para cães e gatos.
Você também pode gostar
Em Mauá (SP), Ministério da Saúde lança nova rodada de deslocamento de carretas do Agora Tem Especialistas e, em Guarulhos (SP), anuncia construção de policlínica
Ávine Vinny lança “Novinha de Academia” em parceria com MC Nito, com clipe gravado no Rio
Lauana Prado lança versão deluxe do “Raiz Belo Horizonte”com faixas inéditas nesta quinta-feira (29)