Jornal Novo São Paulo Online

A Notícia Precisa

12ª Diretoria da Câmara de Intercâmbio Cultural Brasil China toma posse no Rio de Janeiro

Crédito: Wang Tiancong/Xinhua.

Neste último sábado, dia 22 de julho de 2023, a Câmara de Intercâmbio Cultural Brasil China realizou a cerimônia de posse de sua 12ª diretoria. O evento ocorreu no hotel Fairmont em Copacabana e contou com a presença de autoridades da cidade do Rio de Janeiro, da China, representantes da sociedade carioca e fluminense, além da presença em peso da comunidade chinesa do Rio. Em seu discurso de congratulações, a cônsul geral da China no Rio de Janeiro, Tian Min, mencionou que desde a sua criação em 2000, a Câmara sempre esteve empenhada em promover o intercâmbio amigável entre os povos do Brasil e da China. Da mesma forma, segunda ela, a Câmara empenha-se em resguardar no Brasil interesses fundamentais para o país asiático.

Com os esforços conjuntos do presidente Shangguan Jianfeng e de todo o conselho de administração e supervisores, a Câmara defende resolutamente a soberania nacional e a integridade territorial da China; une e ajuda vigorosamente os chineses no exterior, constrói ativamente uma comunidade chinesa harmoniosa; promove continuamente a cultura tradicional da China; cumpre ativamente as responsabilidades sociais no Rio, estabelece uma boa imagem externamente e contribui para o desenvolvimento econômico local, cultural e para a prosperidade da amizade Brasil-China“. salientou a cônsul.

Ainda conforme ela, a China sempre aderiu ao propósito da política externa voltada a manter a paz mundial e promover o desenvolvimento comum, através da construção de uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade. “A vitalidade econômica e social da China trará forte impulso à recuperação da economia mundial e uma dose de estabilidade a atual turbulenta comunidade internacional. O povo chinês tem confiança para alcançar seus objetivos com firmeza, o que também trará novas oportunidades de desenvolvimento para países ao redor do mundo, inclusive para o Brasil. Nos últimos anos, as relações China-Brasil têm avançado constantemente e os intercâmbios culturais e interpessoais tornaram-se cada vez mais ativos“, concluiu.

A cônsul geral da China no Rio, Tian Min. Crédito: Wang Tiancong/Xinhua.

Um dos presentes e homenageados na cerimônia foi o vereador da cidade do Rio de Janeiro João Mendes de Jesus. O político ratificou a importância da amizade entre o Brasil e a China, salientando que é preciso continuar a fortalecer os laços e intercâmbios entre os dois países.  “A China e seu povo são muito importantes para a comunidade internacional, tanto no espaço cultural, quanto em questões econômicas, realidades que fizeram da China o principal parceiro comercial do Brasil no mundo“, disse o vereador em seu discurso de agradecimento.

O vereador da cidade do Rio de Janeiro, João Mendes de Jesus. Crédito: Wang Tiancong/Xinhua.

Reeleito para um novo mandato como presidente da Câmara, Shangguan Jianfeng, falando em nome da diretoria e dos supervisores que tomavam posse no dia, lembrou que nos vinte e três anos de sua existência, a Câmara teve participação ativa e forte apoio dos chineses ultramarinos que vivem no Brasil e de amigos brasileiros. “A Câmara, com os esforços incessantes de diretores, supervisores e membros anteriores, por meio da realização de várias atividades culturais, desempenhou um papel importante na promoção de intercâmbios culturais, tecnológicos, econômicos e comerciais entre Brasil e China. Além disso, acumulou uma ampla base de opinião pública para o desenvolvimento e atualização de parcerias estratégicas abrangentes e moldou com sucesso uma boa imagem e influência social dos chineses ultramarinos no Rio e no Brasil“.

Ele ainda relembrou os momentos difíceis que a Câmara enfrentou junto à população brasileira durante a pandemia da Covid-19. Contudo, segundo Shangguan Jianfeng, os esforços continuaram e a participação dos chineses na luta dos brasileiros contra a epidemia foi muito ativa. “A Câmara e a comunidade chinesa no Rio enviaram uma grande quantidade de materiais urgentes para orfanatos, comunidades carentes, hospitais e escolas. Fizemos e estamos fazendo um bom trabalho em empreendimentos de caridade e bem-estar público para socorro e alívio de desastres. Minha equipe e eu continuaremos a realizar atividades para estabelecer uma plataforma de intercâmbios entre o Brasil e a China em campos como cultura, economia, ciência e tecnologia“.

O presidente da Câmara de Intercâmbio Cultural Brasil China Shangguan Jianfeng. Crédito: Wang Tiancong/Xinhua.

Conforme o presidente da Câmara, entre os objetivos da próxima administração estão: continuar a fortalecer a instituição; aprimorar os serviços para os chineses ultramarinos, auxiliando na proteção de seus direitos, interesses e integração à sociedade local;  seguir na construção de uma comunidade chinesa ultramarina harmoniosa, unida, amigável e cheia de vitalidade; tornar mais conhecida a história da China, aproveitando as vantagens das conquistas do país para fortalecer a ponte e os laços de amizade entre a China e o Brasil no campo cultural, político, econômico, no aprendizado mútuo entre civilizações e laços interpessoais; e ter como objetivo fundamental o resguardo no exterior do princípio de “uma China”. “Vamos continuar a salvaguardar a reunificação da pátria chinesa de forma resoluta“, enfatizou o presidente Shangguan Jianfeng.

Shangguan Jianfeng, João Mendes de Jesus e Márcia Wu
Oscar Müller, Isadora Dayube, D r. Christiano Allvernaz, Dra; Ana Cristina Campelo, Márcia Wu e Ralph Lichotti

Crédito: Wang Tiacong / Xinhua e Ângela Gastaldi