Cidades do CONDEMAT vão alterar horário do comércio a partir de segunda-feira

Prefeituras aguardam decreto estadual com as novas regras anunciadas hoje; lojas poderão funcionar 12 horas

As novas regras anunciadas hoje (11/12) pelo Governo do Estado para lojas, bares e restaurantes passarão a valer a partir da próxima segunda-feira (14/12) na região do CONDEMAT – Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê. Uma das principais mudanças é a ampliação no horário do funcionamento do comércio, que volta a ser de 12 horas.

Conforme apurado pelo CONDEMAT, a maioria das cidades aguardará pela publicação do decreto estadual com as mudanças anunciadas hoje para estabelecer os regramentos municipais, os quais vão nortear também o trabalho das equipes de fiscalização.

A ampliação no horário de funcionamento do comércio de 10 para 12 horas foi uma das reivindicações apresentadas pelos prefeitos do CONDEMAT na reunião com o governador João Doria e a equipe do Centro de Contingência do Estado no último dia 1. A medida é considerada essencial para diluir o movimento dos consumidores no comércio e reduzir as aglomerações.

“Essa época do ano é estratégica para o comércio e há um aumento considerável de pessoas nas ruas para as compras de Natal. O Governo do Estado foi sensato em entender o pleito dos prefeitos e ampliar o horário”, ressalta o presidente do CONDEMAT, Adriano Leite. “A capacidade de atendimento permanece limitada em 40%, mas as duas horas diárias a mais diminuirão as aglomerações”, acrescenta.

O Governo do Estado também anunciou novas regras para o funcionamento de bares e restaurantes. Os bares poderão funcionar só com 40% da capacidade, público sentado e devem fechar às 20 horas. Os restaurantes podem funcionar até 22 horas, mas a venda de bebidas alcóolicas está restrita até 20 horas. O mesmo vale para as lojas de conveniência.

“Ainda há muitas dúvidas das equipes municipais sobre a regulamentação dessas atividades, por isso as cidades vão aguardar pelo decreto estadual para entender melhor e direcionar a fiscalização”, explica o presidente do CONDEMAT.

A restrição nos horários de bares e restaurantes visam conter o aumento da contaminação pelo coronavírus, principalmente entre os jovens.

No Alto Tietê a média móvel é de 270 casos novos e de 5 óbitos por dia.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*