Jornal Novo São Paulo Online

A Notícia Precisa

Um Povo indígena ressurge, para que sua história não Morra. A Comunidade indígena dos Cariris do Município Sr.Do Bonfim – BA

A Faculdade Tupi-guarani, cujo Presidente Awapó Cleber Melo, que reside atualmente no Município Sr. do Bonfim – BA , tomou conhecimento do distrito de Missão do Sahy , onde há descendentes vivos do povo indígena Cariris, que habitou no passado nessa localidade. Existem registros do ano 1500 a 1600. No povoado foi feita uma investigação detalhada e existem algumas famílias de origem indígena que sobreviveram e ainda praticam suas tradições e costumes ancestrais, como a Medicina Tradicional Indígena, as garrafadas e o artesanato. No povoado Missão do Sahy encontra-se uma estátua de um índio, feita pelo ex-prefeito Paulo Machado em homenagem aos últimos remanescentes vivos do Povo indígena Cariris . Eu, Dr.Awapó Cleber Melo da faculdade Tupi- Guarani juntamente com vereador Elizeu Conceição de Souza, fizemos um Levantamento histórico do povo indígena e chamamos um Antropólogo de Minas Gerais, Weverson de Assis Calhau, para fazer um trabalho antropológico com o intuito de não deixar essa história morrer, o qual é também um desejo de algumas famílias, resgatar essa história. Na Comunidade indígena, têm o Cacique, Jackson dos Santos Alves e seu irmão vice-cacique, Jair Gabriel dos Santos Alves e o Pajé mais antigo do povoado e avô do cacique de parte de mãe, chamado Benedito Pedro Alves, além de outras famílias. O Desejo dessas famílias é que sua história não morra e que o Brasil saiba deles.
Agora, nós da Faculdade Tupi-guarani e o Vereador com os documentos históricos e antropológicos vamos dar entrada na Funai para que se crie uma pasta representando esta comunidade e para sua preservação.

Foto Cacique Cariri , vereador e o Presidente da Faculdade Tupi-guarani Awapó

Documento Antropológico: