Representante de Taiwan no Brasil, Benito Liao assumiu cargo nesta quarta-feira (29/11) com a expectativa de estreitar ainda mais os laços entre os países; economia taiwanesa é a 21ª maior em termos globais
Taiwan e Brasil deverão estreitar ainda mais os laços e aprofundar a cooperação bilateral em diversas áreas, principalmente, nos segmentos de economia, cultura e tecnologia, inaugurando, assim, uma nova fase no relacionamento entre os países. É o que assegurou o novo representante de Taiwan no Brasil, Benito Liao, ao tomar posse do cargo, nesta quarta-feira (29/11).
O representante, que acaba de chegar ao Brasil, em sua primeira entrevista à imprensa, expressou o compromisso em continuar o progresso já alcançado. Benito Liao destacou que os dois países compartilham valores universais, como liberdade, democracia e respeito pelos direitos humanos.
Também externou o desejo de reforçar, de maneira mais sólida, os laços entre ambos os países na era pós-pandemia, mantendo uma proximidade com o Legislativo e intensificando a colaboração com o Executivo, visando benefícios recíprocos para ambos os povos:
“Taiwan e Brasil têm um grande potencial de cooperação em diversas áreas, incluindo economia, cultura e tecnologia. Temos o compromisso de aprofundar ainda mais essas relações complementares e promover, ativamente, programas de bolsas de estudos destinados ao aprendizado da língua mandarim, uma forma, também, de fortalecer os laços entre os dois países”, destacou.
O representante enfatizou a posição global de Taiwan no comércio mundial, com destaque para a força da economia taiwanesa, predominantemente, orientada para exportação: é a 21ª maior economia global (15ª maior em exportações e 18ª maior em importações), com grande competitividade, especialmente, nas áreas de alta tecnologia.
No segmento tecnológico, Taiwan desempenha um papel crucial nas cadeias de suprimentos globais, ocupando o sexto lugar no ranking mundial, de acordo com o Relatório Anual de 2023 do Instituto de Administração de Lausanne (IMD) da Suíça.
“Este é um momento extremamente importante, uma oportunidade de colaboração mútua, em que as duas nações podem trabalhar juntas para construir uma amizade mais estreita e trazer benefícios tangíveis para ambos os povos”, destacou o representante.
O novo representante agradeceu o apoio do Brasil a Taiwan e reforçou o apreço pelo país e a confiança em uma era renovada de cooperação próspera entre os ambos.
Você também pode gostar
Donos de 29 medalhas mundiais em Kobe competem na 2ª Fase do Circuito Loterias Caixa de atletismo
Fundação João Paulo II mobiliza colaboradores para doação de sangue
A expansão da mobilidade elétrica