De acordo com o Relatório de Sustentabilidade 2024, a empresa está próxima de atingir sua meta, que é chegar a 30% até o final de 2025
A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, está bem próxima de alcançar uma das metas estabelecidas em sua jornada de Diversidade, Equidade e Inclusão, que é alcançar 30% de mulheres em cargos de liderança (gerência e superiores) até o final de 2025. Em 2024, a companhia alcançou 27,3% de mulheres nessas posições, refletindo a efetividade de suas ações estratégicas e programas internos voltados para o desenvolvimento e retenção de talentos femininos.
Ao longo de 2024, a companhia registrou aumento no número de mulheres promovidas. Do total de admissões para posições de gerência e cargos superiores, 40% foram de mulheres, um avanço em relação aos 33% registrados em 2023. Somente para cargos de gerência funcional, 38% das promoções foram de mulheres, índice também superior aos 25% registrados em 2023.
“A igualdade de gênero e a diversidade são valores essenciais para a Suzano, integrados aos nossos Direcionadores de Cultura. Em 2020, reafirmamos esse compromisso por meio das nossas metas de longo prazo, pois acreditamos que só é bom para nós se for bom para o mundo. Trabalhamos continuamente para ampliar a representatividade feminina, desde a atração de talentos até a formação de lideranças, com foco em capacitação, desenvolvimento e promoção interna. Nosso objetivo é garantir que as mulheres tenham cada vez mais espaço nas indústrias e no setor florestal”, afirma Raissa Cardoso, analista de Gente e Gestão.
A empresa também registrou resultados positivos em suas iniciativas de recrutamento e promoção em 2024. Nos programas de Estágio, 64% das contratações foram de mulheres; nos programas de Trainees e Jovens Executivos, o índice de mulheres contratadas foi de 57%; e no programa Jovem Aprendiz, 56% das vagas também foram ocupadas por mulheres.
Presença de mulheres nas Unidades de Suzano
O percurso de Jaqueline Palma na Suzano é um testemunho do poder da resiliência e da liderança transformadora. Ingressando como estagiária em 2020, semanas antes do início da pandemia, ela enfrentou o desafio de iniciar sua carreira profissional no modelo remoto. Em menos de quatro anos, ela evoluiu de estagiária a uma posição de liderança, demonstrando como a combinação entre potencial individual e orientação adequada pode acelerar carreiras.
Hoje, Jaqueline é líder de Operações Logísticas, colhe os frutos de sua determinação e serve de inspiração para novos talentos. “Acreditei no meu potencial. Fui curiosa, me dediquei e mostrei que, mesmo à distância, poderia fazer a diferença”, relembra. “Tive a sorte de contar com líderes que não apenas me apoiaram, mas me desafiaram constantemente a superar meus limites. Hoje, busco replicar esse mesmo estímulo com minha equipe, porque o sucesso verdadeiro é aquele que conquistamos e compartilhamos juntos(as)”, completa.
Para avançar em direção à meta de alcançar 30% de mulheres em cargos de liderança, a Suzano realiza ações contínuas para ampliar a participação feminina, com foco na atração, retenção e desenvolvimento de talentos em posições estratégicas e operacionais.
Entre os destaques estão o Programa Cultivar, que capacita mulheres para atuar nas operações florestais da empresa com possibilidade de contratação ao final do treinamento, e o D+, que visa acelerar o desenvolvimento de mulheres e pessoas negras para cargos de liderança. Em 2024, mais de 200 pessoas foram impactadas por essa jornada, sendo 66% mulheres, por uma jornada de desenvolvimento que incluiu mentoria, workshops e exposição a oportunidades internas.
Mais detalhes sobre a evolução dessa e de outros compromissos da Suzano, podem ser consultadas no Relatório de Sustentabilidade, disponível para consulta por meio do link www.suzano.com.br/relatorio2024.
Sobre a Suzano
A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina e líder no segmento de papel higiênico no Brasil. A companhia adota as melhores práticas de inovação e sustentabilidade para desenvolver produtos e soluções a partir de matéria-prima renovável. Os produtos da Suzano estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, cerca de 25% da população mundial, e incluem celulose; itens para higiene pessoal como papel higiênico e guardanapos; papéis para embalagens, copos e canudos; papéis para imprimir e escrever, entre outros produtos desenvolvidos para atender à crescente necessidade do planeta por itens mais sustentáveis. Entre suas marcas no Brasil estão Neve®, Pólen®, Suzano Report®, Mimmo®, entre outras. Com sede no Brasil e operações na América Latina, América do Norte, Europa e Ásia, a empresa tem mais de 100 anos de história e ações negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais em: suzano.com.br.

Você também pode gostar
Em Mauá (SP), Ministério da Saúde lança nova rodada de deslocamento de carretas do Agora Tem Especialistas e, em Guarulhos (SP), anuncia construção de policlínica
Ávine Vinny lança “Novinha de Academia” em parceria com MC Nito, com clipe gravado no Rio
Lauana Prado lança versão deluxe do “Raiz Belo Horizonte”com faixas inéditas nesta quinta-feira (29)