Como as mulheres enxergam a si mesmas à medida que envelhecem? No mês passado – quando celebramos o Dia da Menopausa, 18 de outubro – o tema voltou a provocar uma reflexão sobre as diferentes fases do ciclo de vida da mulher, como o climatério. A menopausa é uma fase natural, mas ainda cercada de estigmas e falta de compreensão, afetando milhões de mulheres ao redor do mundo. Segundo a North American Menopause Society, mais de 29 milhões de mulheres no Brasil vivenciam a menopausa, e estima-se que até 2030 mais de um bilhão de mulheres no mundo passarão por essa fase.
A menopausa traz consigo mudanças hormonais significativas que afetam o corpo e a mente das mulheres, incluindo uma perda acentuada de colágeno que afeta todo o corpo. Isso é um dos principais fatores que contribuem para o envelhecimento acelerado, levando à flacidez, rugas e perda de elasticidade da pele. No entanto, é possível prevenir e tratar esses efeitos com abordagens adequadas.
Além das alterações na pele, a menopausa também causa fogachos, insônia, ansiedade, impactos na saúde óssea e sexual, que precisam de atenção para garantir a qualidade de vida da mulher. Nesse cenário, uma nova geração de mulheres busca não apenas compreender, mas também superar os impactos desse período, mantendo sua autoestima e qualidade de vida.
A dra. Ana Carolina Chociai, médica cirurgiã plástica com clínica em Curitiba, destaca que, durante a menopausa, muitas mulheres estão cuidando mais de si mesmas, se mantendo ativas e empoderadas sobre suas escolhas de saúde e bem-estar, redefinindo o significado de envelhecer com confiança e vitalidade.
A Clínica Chociai é referência em oferecer uma abordagem integrada e moderna para o cuidado durante a menopausa. “Acreditamos que é essencial que todas as mulheres, especialmente aquelas que se aproximam deste período, busquem um cuidado que vá além dos aspectos físicos, abrangendo também a saúde mental e o bem-estar”, diz a dra. Ana Carolina.
Muitas mulheres não precisam mais sofrer com os desconfortos causados pela menopausa, como o ressecamento e a dor vaginal. A dra. Jainara Morari, médica ginecologista atuante na Clínica Chociai, explica que utiliza laseres de ultraperformance como o Fotona Nx Dynamis que é uma tecnologia avançada e não invasiva que proporciona alívio para esses sintomas. Utilizando o laser Erbium YAG, o tratamento estimula a produção de colágeno e melhora a elasticidade dos tecidos vaginais, promovendo o rejuvenescimento da região íntima e reduzindo sintomas como ressecamento, incontinência urinária leve e desconforto nas relações. É uma alternativa eficaz e segura para mulheres que buscam uma solução não-hormonal, permitindo que recuperem sua qualidade de vida sem necessidade de tempo de recuperação.
Das muitas alterações que ocorrem no rosto durante a menopausa, as pálpebras estão entre as mais procuradas para tratamento. Na Clínica Chociai, a blefaroplastia é um dos principais procedimentos realizados para tratar o excesso de pele e a flacidez nas pálpebras, proporcionando um olhar mais descansado e natural. Além disso, a lipoenxertia facial restaura o volume do rosto e estimula a produção de colágeno de forma natural, promovendo uma aparência saudável. Ana Carolina enfatiza ainda que as técnicas de estruturação e estímulo dos tecidos são essenciais para manter a resistência e firmeza da pele, ajudando a prevenir os efeitos do envelhecimento.
Além dos cuidados estéticos, a equipe médica da Clínica Chociai acredita que o cuidado integral durante a menopausa deve envolver saúde física, mental e emocional. A combinação de orientações sobre estilo de vida, alimentação e tratamentos minimamente invasivos visa garantir que cada mulher se sinta bem e segura para atravessar essa fase com conforto e autoestima elevada.
“Nossa abordagem vai além da estética”, destaca a médica Ana Carolina. “Estamos focados em promover uma jornada de envelhecimento saudável, onde o bem-estar e a naturalidade são o foco principal, realçando a beleza de cada mulher de forma personalizada e alinhada às suas necessidades individuais”.
Assim, é possível ver que a menopausa não precisa ser um sinônimo de declínio, mas sim um novo capítulo que pode ser vivido com saúde, autoestima e bem-estar. Com tratamentos modernos e uma abordagem centrada no autocuidado, a mulher pode continuar a escrever sua história com confiança e plenitude.
Foto: Divulgação
Legenda:
Dra. Ana Carolina Chociai, referência em Curitiba
Você também pode gostar
Billy Jackson em mais uma edição da Feijoada da Fama
Conheça a atriz Anna Tolardo Ullian, filha da cineasta Adri Tolardo e Celso Ullian
Influencer de Moda Catarina Sants fala sobre consumo sustentável