Em encontro na Secretaria de Educação, a dupla debateu sobre temas relevantes para o 20º Fórum Nacional da Undime e fortaleceu o diálogo regional
O secretário de Educação de Poá, Diego Moreira, recebeu em seu gabinete a chefe da pasta de Educação de Atibaia, a professora e psicóloga Denise Barbosa, especialista em gestão educacional e educação inclusiva. O encontro, realizado na última sexta-feira (18), foi pautado pelo diálogo e pela troca de experiências entre os dois municípios, com foco na construção de uma educação pública mais equitativa e de qualidade.
Como delegados da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), os secretários representarão o Estado de São Paulo no 20º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, que acontece entre os dias 27 e 30 de julho, no Centro de Convenções Salvador, na Bahia. A edição deste ano terá como tema central: “Plano Decenal de Educação, política de Estado para garantir o direito à educação”.
Durante o encontro em Poá, os dirigentes discutiram pontos centrais que serão levados ao congresso, como os desafios para os próximos dez anos da educação pública, estratégias para garantir inclusão, formação docente, saúde mental e o fortalecimento da cooperação entre municípios.
Diálogo
Segundo Moreira, a visita de Denise Barbosa reforça a importância da colaboração entre os municípios. “Poá volta a dialogar com o Estado, com outras capitais e com cidades que enfrentam desafios semelhantes. Atibaia tem uma importância muito grande pela semelhança com Poá, tanto no número de estudantes quanto nas experiências que podemos trocar”, afirmou.
O secretário destacou também os recentes esforços da atual gestão em firmar parcerias com outras secretarias municipais de Educação da Região Metropolitana de São Paulo, do Alto Tietê, do interior do Estado e até mesmo de outras capitais. “Essa troca é fundamental para aprimorar políticas públicas e trazer soluções reais para a nossa realidade”, completou.
Denise Barbosa, por sua vez, ressaltou a relevância de Poá na construção de políticas inclusivas e o potencial de integração entre as redes. “Estar aqui hoje é importante para entender como é feito o trabalho em Poá e quais são as boas práticas. Queremos levar experiências para Atibaia e compartilhar o que também tem dado certo na nossa cidade”, disse.
A formação dos professores e a criação de programas de mestrado para a categoria também estiveram na pauta entre os secretários. A troca de experiências permitiu identificar pontos em comum e possibilidades de atuação conjunta no sentido de valorizar o magistério e garantir melhores condições de trabalho e aprendizado.
Moreira frisou que “valorizar o professor é investir diretamente na qualidade da educação”. Denise, por sua vez, complementou dizendo que “qualificação permanente é um dos pilares para a construção de uma escola pública de excelência”.
Foto: Nivaldo Alves.
Você também pode gostar
Carta de Renúncia ao Cargo de Presidente do Conselho de Cultura de Poá
Carta renúncia ao cargo de presidente do coselho da cultura de Poá
Paciente reclama de transporte oncológico em Poá