Espaço dedicado à saúde feminina está quase pronto e integra o conjunto de melhorias da rede municipal, que já foi fortalecida com 81 novos profissionais até o momento
O prefeito Saulo Souza anunciou importantes avanços na área da saúde: a inauguração, nas próximas semanas, do Centro de Saúde da Mulher, um espaço inédito na cidade voltado exclusivamente ao atendimento da população feminina, e a contratação de 81 novos profissionais até o momento, e outros 20 até o final do ano. As medidas visam ampliar os serviços, reduzir filas de espera e garantir um acolhimento cada vez mais humanizado à população.
Nos últimos dias, o prefeito Saulo Souza, acompanhado do secretário de Obras, Adriano Panão, realizou diversas vistorias no local para garantir que tudo esteja em perfeitas condições até a inauguração. O Centro de Saúde da Mulher está em fase final de instalação ao lado do antigo Cantinho da Melhor Idade, na região central, e será um equipamento inédito de referência no atendimento exclusivo à saúde feminina em todas as fases da vida.
O espaço contará com uma equipe multidisciplinar, incluindo ginecologistas, psicólogos e outros especialistas, oferecendo consultas, exames e acompanhamento com foco em prevenção, diagnóstico precoce e humanização do cuidado. Entre os serviços programados estão exames de papanicolau, mamografias e ultrassonografias, considerados essenciais para a detecção precoce de câncer de mama e de colo do útero. A unidade também terá acompanhamento para gestantes em gravidez de risco, garantindo maior segurança para mães e bebês.
De acordo com o prefeito Saulo Souza, a inauguração do novo espaço faz parte do compromisso de fortalecer a saúde pública e oferecer atendimento de qualidade à população. “Em Poá nós não vamos deixar o câncer vencer. Estamos preparando uma obra linda para todas as mulheres da cidade, que terão em breve um espaço de referência para prevenção e acolhimento. E, com a chegada de novos profissionais, que chegarão a 100 até o final do ano, garantimos que toda a rede funcione com mais agilidade, qualidade e humanização. Esse é o carinho da nossa gestão com os usuários do SUS, em especial com nossas mães, esposas, filhas e avós”, afirmou.
Equipe
Paralelamente, até o momento a administração municipal reforçou a rede com a contratação de 81 novos profissionais, entre médicos especialistas, técnicos de enfermagem, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, profissionais de saúde bucal e motoristas. Segundo a Secretaria de Saúde, 48 deles já estão em atividade e os demais estão apresentando a documentação necessária para começar a trabalhar ainda neste semestre. Até o final do ano, o reforço chegará de 100 profissionais no total. Entre os reforços estão cinco novos ginecologistas, três psiquiatras, dois neurologistas, um oftalmologista e quatro clínicos gerais, além de profissionais para o programa de atenção domiciliar (Emad).
Segundo o secretário de Saúde, Silvanei Mamed, as ações caminham juntas para acelerar diagnósticos e fortalecer a atenção primária. “O Centro de Saúde da Mulher vai permitir diagnósticos mais rápidos e tratamento precoce, principalmente contra o câncer de mama e de colo do útero. Já as contratações são fundamentais para reduzir filas, ampliar consultas e consolidar nossa rede de atenção primária. Estamos evoluindo a cada dia para garantir acesso digno e de qualidade à população”, finalizou.
Foto: Irineu Júnior
Você também pode gostar
GCM de Poá participa de megaoperação integrada contra crimes no Alto Tietê
Poá abre inscrições para Educação Infantil 2026 na rede municipal
Poá garante classificação antecipada nas quatro categorias da Liga Paulista de Futsal