Jornal Novo São Paulo Online

A Notícia Precisa

São Paulo celebra o Ano Novo Chinês com espetáculos gratuitos de dança tradicional da China

Espetáculo “Cores da China” será exibido em duas sessões no Teatro Gazeta

Em comemoração ao Ano Novo Chinês, um dos eventos mais importantes da cultura chinesa, São Paulo recebe o Grupo de Danças da Universidade Minzu do Centro-Sul da China para apresentações gratuitas. O espetáculo “Cores da China” acontecerá no dia 8 de fevereiro, no Teatro Gazeta, localizado na Avenida Paulista.

O evento, realizado pelo Instituto Sociocultural Brasil China (Ibrachina) e pelo Ministério da Cultura, trará duas sessões no mesmo dia: às 11h e às 15h. Com capacidade para 700 lugares, a entrada é franca, mediante reserva antecipada pela plataforma Sympla.

Em 2025, marca o Ano da Serpente no calendário lunar chinês, um período associado à saúde, crescimento e estabilidade. Com dança, música instrumental e outras expressões artísticas, o espetáculo celebra a rica herança cultural das minorias étnicas chinesas, combinando tradição e diversidade.

A Universidade Minzu do Centro-Sul, sediada em Wuhan, é reconhecida como referência na promoção da cultura das minorias étnicas. Fundada em 1951, sua Escola de Música e Dança conquistou prêmios em competições nacionais e internacionais, com apresentações realizadas em mais de 10 países.

O evento é realizado pelo Instituto Sociocultural Brasil-China (Ibrachina), a Universidade Minzu do Centro-Sul da China e o Ministério da Cultura por meio de financiamento da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). O evento é organizado pela Comissão Nacional de Assuntos Étnicos da China, pela Embaixada da China no Brasil e pelo Consulado da China em São Paulo. Tem o Instituto Confúcio na UNESP como parceiro e apoio do Chinese Bridge Club in São Paulo e da State Grid. Patrocínio de BYD e CPFL Energia.

Serviço
Espetáculo: “Cores da China”
Data: 8 de fevereiro de 2025
Horários: Apresentação 1 – 11:00 e Apresentação 2 – 15:00
Local: Teatro Gazeta – Av. Paulista, 900 – Bela Vista, São Paulo
Capacidade: 700 lugares
Ingressos: Gratuitos, mediante reserva pelo Sympla
Classificação: Livre
Acessibilidade: Espaço adaptado para cadeirantes e intérprete de libras na sessão

OBS: Para maior comodidade, é recomendado chegar 1 hora antes do horário marcado no ingressos

Sobre o Ibrachina

Fundado em 2018 pelo Dr. Thomas Law, advogado, o Ibrachina é um Instituto sociocultural que tem como finalidade promover a integração entre as culturas e os povos do Brasil, China e de países que falam a língua portuguesa. O Ibrachina atua em parceria com universidades, entidades e associações, além de fazer parte das Frentes Parlamentares Brasil/China, BRICS, criadas pela Câmara dos Deputados, e de Cooperação Política Cultural entre Brasil, China, Coreia e Japão, da Câmara Municipal de São Paulo.