Parlamentar do PL-SP compareceu a 107 sessões, só se ausentando quando esteve em missão oficial no Japão; ao todo, foram 250 projetos de lei apresentados, o que representa 30,22% do montante proposto por todos os deputados federais da região
Rosana Valle (PL-SP) concluiu 2023 como a deputada federal da Baixada Santista mais presente em sessões em Brasília-DF. No primeiro ano da 57ª Legislatura, a presidente da Executiva Estadual do PL Mulher de São Paulo marcou presença em 107 sessões. A região, que é reduto eleitoral da parlamentar, conta com outros três deputados federais.
Segundo Rosana, o comparecimento às sessões é imprescindível no debate das causas públicas, na votação de matérias fundamentais para o desenvolvimento econômico e social do Brasil, e na busca incessante por melhorias e investimentos para Santos-SP e região.
A congressista só se ausentou em oito oportunidades dos trabalhos do Congresso Nacional enquanto esteve em missão oficial no Japão:
“Chegamos ao fim de 2023 com o sentimento de dever cumprido. Marcamos presença em grandes discussões e votações. Conseguimos derrubar as mudanças do governo federal quanto ao Marco do Saneamento; aprovamos o Marco Temporal das Terras Indígenas; e, em missão no Japão, articulamos a vinda de um projeto de drenagem contra enchentes, de saneamento e de infraestrutura urbana para toda a Baixada Santista”, enumera a deputada federal – a mais bem votada para o Congresso Nacional da Baixada Santista e do Vale do Ribeira, em 2022.
Os demais parlamentares da Baixada Santista tiveram frequência abaixo de Rosana. Alberto Mourão (MDB) registrou 97 presenças e cinco ausências. Já o Delegado Da Cunha (Progressistas) teve 91 presenças e 12 ausências. O deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) registrou 81 presenças e 31 ausências justificadas, além de duas injustificadas.
Ao longo do ano passado, a produção parlamentar de Rosana, que também é presidente da Executiva Estadual do PL Mulher de São Paulo, foi robusta. Um total de 250 projetos foi apresentado, representando 30,22% do montante proposto por todos os deputados federais da Baixada Santista.
Entre as principais proposituras da congressista estão a instituição do Fundo de Apoio Portuário à Infraestrutura; a aplicação de recursos do Fundo Nacional no combate ao tráfico de drogas em cidades portuárias; além do projeto de lei que obriga comitivas presidenciais se hospedarem em embaixadas brasileiras durante viagens no exterior.
Outro destaque da parlamentar do PL-SP foi a relatoria do projeto de lei que torna obrigatória a prioridade no transporte de órgãos, de tecidos e de partes do corpo humano para fins de transplante e tratamento. A matéria, que tramitava desde 2014 no Congresso Nacional, ganhou celeridade com a relatoria de Rosana e pode ser sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2024:
“O parecer favorável ao projeto de transporte de órgãos demonstra esforço colaborativo de inúmeras companhias aéreas em salvar vidas. Com a proposta em vigor, concederemos mais segurança jurídica a essa ferramenta fundamental para o Sistema Único de Saúde (SUS)”, complementa Rosana.
Política
Na esfera política, 2023 foi marcado pela visita do ex-presidente da República e, hoje, presidente de Honra do PL, Jair Bolsonaro, a Santos. Na oportunidade, o ex-mandatário reiterou apoio à pré-candidatura de Rosana à Prefeitura.
Segundo Bolsonaro, na articulação também estará o governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), uma vez que, a ideia é que ambos apoiem o mesmo nome no município nas eleições deste ano.
Você também pode gostar
Sobre André Vinícius Oliveira da Paz
Antonia Frering celebra sucesso com lançamento do livro em São Paulo
Ficar doente nos Estados Unidos pode custar mais caro que uma passagem aérea