Município supera média paulista e consolida avanço nas políticas ambientais
Poá garantiu posição de destaque no cenário ambiental paulista ao conquistar o 13º lugar no ranking do Programa Município Verde Azul (PMVA), referente ao ciclo 2024-2025. O resultado, divulgado nesta terça-feira (9), coloca o município como o segundo melhor do Alto Tietê entre as cidades com população entre 100 mil e 499.999 habitantes, alcançando 83,75 pontos, acima da média necessária para certificação estadual.
A edição atual do programa avaliou 347 municípios paulistas. Desses, apenas 98 obtiveram certificação e 91 foram classificados como qualificados. A pontuação mínima para receber o selo estadual é de 75 pontos, marca superada por Poá.
O índice é calculado por meio de dez diretivas consideradas estratégicas para o desenvolvimento sustentável: Governança Ambiental, Adaptação às Mudanças Climáticas, Educação Ambiental, Saneamento Básico, Resíduos Sólidos, Qualidade do Ar e Mitigação de Gases de Efeito Estufa, Biodiversidade, Arborização Urbana, Recursos Hídricos e Zoneamento Ecológico-Econômico.
A secretária de Meio Ambiente e Recursos Naturais de Poá, Claudete Canada, destaca que a performance de Poá indica evolução consistente em diferentes áreas, refletindo a articulação de políticas públicas voltadas ao meio ambiente, com resultados que começam a ser percebidos pela população de forma mais direta, seja na melhoria dos serviços de coleta e destinação de resíduos, na ampliação de ações educativas ou na gestão dos recursos naturais.
“A participação no PMVA funciona como um termômetro anual da capacidade de gestão ambiental das cidades paulistas. Nesse sentido, o salto de qualidade observado em Poá amplia as possibilidades de captação de recursos, implantação de novos programas e fortalecimento da governança ambiental local. Este avanço também se conecta ao reconhecimento internacional que o município vem alcançando, como nossa participação na COP 30, em plenárias de Mulheres pelo Clima, Biodiversidade e Financiamento Climático, sendo Poá a única cidade da região presente nesse contexto global” disse.
O prefeito Saulo Souza destacou que o desempenho no Programa Município Verde Azul representa um marco importante para Poá e reforça a seriedade do trabalho desenvolvido na área ambiental. “Esse resultado mostra que Poá está no caminho certo. Avançamos de forma consistente em políticas públicas que impactam diretamente a qualidade de vida da nossa população. Superar a média estadual e alcançar o segundo lugar no Alto Tietê, é fruto de planejamento, dedicação técnica e compromisso com a sustentabilidade. Seguiremos fortalecendo nossa governança ambiental, ampliando ações educativas e aprimorando cada vez mais a gestão dos nossos recursos naturais”, afirmou.
Mais destaques
O avanço ambiental se soma a outros resultados expressivos alcançados pelo município ao longo do ano. Poá registrou um salto histórico no Ranking de Competitividade dos Municípios 2025, elaborado pelo CLP, subindo da 153ª para a 100ª posição e tornando-se a cidade mais bem colocada do Alto Tietê entre os 418 municípios avaliados. No campo econômico, Poá figurou entre as 50 cidades que mais geraram empregos formais em setembro no Estado de São Paulo, alcançando o terceiro melhor desempenho regional e a 29ª posição estadual, segundo dados da Fundação Seade e do Caged. Em novembro, o município recebeu ainda o Selo Caixa Gestão Sustentável – nível Cristal, reconhecimento inédito que destaca as boas práticas de governança, responsabilidade socioambiental e eficiência administrativa implementadas na atual gestão.
Foto: SECOM / Prefeitura de Poá
Você também pode gostar
Prefeito Saulo Souza anuncia abertura da Estação Natal Poá 2025 no próximo sábado
Poá recebe circuito esportivo do Sesc com atletas referência do skate nacional
Livro “É mais que futebol! Jardim Pinheiro Futebol Clube” será lançado em Poá com sarau cultural