Evento contou com a presença do prefeito Saulo Souza e reuniu autoridades, patrocinadores e representantes das 64 equipes que disputarão o torneio regional de futebol amador
A abertura oficial da Copa das Comunidades 2025 reuniu emoção, união e incentivo ao futebol amador na noite desta quinta-feira (21), durante o congresso técnico realizado na Praça de Eventos Lucília Gomes Felippe, em Poá. Com a presença do prefeito Saulo Souza e representantes dos 64 times participantes, o evento marcou o pontapé inicial da maior competição de futebol de várzea na região, que segue até 8 de novembro.
O evento definiu os grupos e confrontos da primeira fase do torneio, que terá 16 representantes de Poá, além de equipes de Suzano, Ferraz de Vasconcelos e Itaquaquecetuba. O jogo de abertura também será em Poá, no dia 6 de setembro, às 10 horas, no campo da Associação Atlética Poaense. Mais de 1.900 atletas devem entrar em campo ao longo da competição, reforçando a tradição do futebol de várzea e fortalecendo a cultura esportiva da região. O sorteio das chaves foi transmitido ao vivo e o vídeo está disponível no canal “Várzea ao Vivo”, no YouTube.
A Copa das Comunidades é patrocinada pela concessionária EDP, responsável pelo fornecimento de energia elétrica no Alto Tietê, por meio da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte. A iniciativa tem como objetivo promover integração entre diferentes gerações e contextos sociais, estimulando a convivência pacífica e ampliando laços comunitários. A organização técnica é da JW KSports e da ONG Determinados, em parceria com as secretarias de Esportes dos quatro municípios.
Durante o evento, o prefeito de Poá, Saulo Souza, destacou o papel do torneio como instrumento de união e transformação social. “Hoje é uma noite de celebração. Quero, em nome de toda a população poaense, receber todos aqueles que vêm de outras cidades da nossa região para esse momento de valorização do esporte. Quando a gente pensa em futebol, nós pensamos em alegria, energia, união e qualidade de vida. Cada um dos 64 times aqui representados se tornou uma verdadeira família, que carrega histórias e propósitos. Essa Copa vai frutificar muitos resultados e mostrar que o futebol impacta diretamente também a vida de crianças e jovens, que se espelham nesses jogadores”, afirmou.
O secretário de Esportes de Poá, Diogo Ferreira, ressaltou a importância de a cidade sediar o congresso técnico da primeira edição da Copa das Comunidades. “É gratificante ver Poá como cidades-sede dessa cerimônia. Com expectativa de grande mobilização esportiva e social, a Copa das Comunidades 2025 deve se consolidar como uma das principais competições de futebol amador do Alto Tietê, reforçando o papel do esporte como ferramenta de integração regional.”
Representando a concessionária patrocinadora, o diretor da EDP em São Paulo, Marcos Campos, destacou o papel transformador do esporte. “É muito importante a empresa estar próxima da comunidade, e nada melhor do que por meio do esporte. Ele tira as pessoas do que não é bom e foca em uma competição saudável. Queremos ver muito fair play, muito jogo bom, e tenho certeza de que essa competição será um grande sucesso. Realmente, um show de bola”, disse.
Além de dirigentes das equipes participantes, o congresso contou com a presença de vereadores de Poá e Ferraz, de secretários municipais das cidades participantes, do organizador da Copa das Comunidades, Alex Souza, e dos secretários de Esportes das cidades envolvidas: Arnaldo Marin Júnior, o Nardinho (Suzano), José Batista de Souza (Ferraz de Vasconcelos) e Fabiano Oliveira Novais (Itaquaquecetuba). Também participaram do evento o diretor do Instituto EDP, Paulo Ramacelli, o representante do vereador Silvão Leite, Toninho Mitras, o presidente da ONG Determinados, Juciel Henrique, e o diretor da Atlético Consultoria, Rafael Ginez.
Fotos: Nivaldo Alves
 
                         
                                                                             
                                                                             
                                                                             
                                                                             
                                                                             
                 
                                         
                                         
                                         
                                        
Você também pode gostar
Carta de Renúncia ao Cargo de Presidente do Conselho de Cultura de Poá
Carta renúncia ao cargo de presidente do coselho da cultura de Poá
Paciente reclama de transporte oncológico em Poá