Jornal Novo São Paulo Online

A Notícia Precisa

Poá participa de formatura do programa Caminho da Capacitação e da 1ª Feira de Empregos do Fundo Social de SP

Prefeito Saulo Souza e primeira-dama Flavia Souza acompanharam a comitiva de alunos da cidade que concluíram o curso de Banho e Tosa; evento celebrou a conquista de milhares de pessoas que foram beneficiadas pelo programa em todo o Estado

O município de Poá marcou presença, nesta quinta-feira (12), na cerimônia de formatura dos programas de qualificação profissional do Fundo Social de São Paulo, realizada no Palácio dos Bandeirantes. A comitiva, formada por alunos do curso de Banho e Tosa que concluíram a formação do programa Caminho da Capacitação, foi acompanhada pelo prefeito Saulo Souza e pela primeira-dama e presidente do Fundo Social de Poá, Flavia Souza, que prestigiaram a cerimônia e celebraram a conquista do grupo poaense.

O evento também lançou oficialmente a 1ª Feira de Empregos, iniciativa inédita que amplia as oportunidades de inserção no mercado de trabalho. Ao todo, mais de 2 mil alunos de todo o Estado foram certificados por meio dos programas Caminho da Capacitação e Escolas de Qualificação Profissional da Grande São Paulo e regiões do entorno, entre eles dezenas de estudantes de Poá, evidenciando a participação ativa da cidade nas ações estaduais de qualificação.

A cerimônia, realizada no auditório do Palácio dos Bandeirantes, contou com a presença do governador Tarcísio de Freitas, da primeira-dama do Estado e presidente do Fundo Social de São Paulo, Cristiane Freitas, além de autoridades estaduais, prefeitos e lideranças municipais.

Para o prefeito Saulo Souza, a qualificação profissional é um dos caminhos mais efetivos para promover desenvolvimento social e geração de renda. “Hoje foi mais um dia histórico para Poá, que agora tem voz e vez. Tivemos a oportunidade de celebrar a conquista de todas essas pessoas e festejar essa importante ação do governo do Estado. Investir em capacitação é garantir novas oportunidades para a nossa população. Ver moradores de Poá concluindo cursos e tendo acesso direto ao mercado de trabalho reforça que estamos no caminho certo, construindo mais dignidade e autonomia para as famílias”, destacou.

A primeira-dama Flavia Souza também ressaltou a importância da parceria entre município e Estado. “Cada certificado representa esperança e possibilidade de transformação de vida. Seguiremos trabalhando para levar mais cursos, oportunidades e inclusão para quem mais precisa em Poá”, afirmou.

Segundo Cristiane Freitas, a iniciativa representa um avanço nas políticas de qualificação ao integrar formação profissional e empregabilidade. “Hoje, com a nossa primeira Feira de Empregos, não só trouxemos os cursos de qualificação, mas abrimos a porta da empregabilidade, porque quando a gente tem qualificação, libertamos sonhos e criamos oportunidades”, ressaltou.

“O caminho da capacitação é o caminho que eu e a Cristiane também acreditamos. É o caminho que estabelece uma ponte para a prosperidade e para as vocações. Aqui tem muita gente vocacionada, gente que está descobrindo sua vocação, e eu tenho certeza que vai prosperar, trabalhar e produzir seus frutos”, finalizou o governador.

Foto: Irineu Júnior