Parceria entre Poder Público e entidades do setor rural oferece ação inédita e visa resgatar identidade histórica da cidade
Com foco na capacitação e no incentivo ao resgate de um dos principais símbolos de sua identidade, Poá recebe seu primeiro curso de cultivo de orquídeas nesta sexta-feira (25/07). A formação, que combina teoria e prática em um total de 16 horas, é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Indústria, Comércio, Emprego e Relações do Trabalho, o Sindicato Rural de São Paulo, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e a Associação Comercial e Industrial de Poá (ACIPOÁ).
A ação, que segue também neste sábado (26), marca o primeiro de cinco projetos pilotos autorizados pelo SENAR em caráter excepcional, graças à interlocução do presidente da entidade, Tirso Meirelles. A expectativa é que, em 2026, a formação seja aberta a toda a população de Poá, como parte do processo de inclusão do município no chamado “Radar” do SENAR, que é uma rede de municípios atendidos regularmente pela instituição.
Atualmente, o Sindicato Rural de São Paulo possui uma base de atuação que abrange 30 municípios, e Poá deverá ser oficialmente incorporada ao grupo no próximo ano.
Segundo a secretária de Indústria e Comércio de Poá, Jeruza Reis, a iniciativa tem como um de seus principais objetivos resgatar uma das marcas históricas da cidade. “O projeto piloto sobre o cultivo de orquídeas tem como objetivo formar futuros orquidófilos e resgatar a identidade de Poá como a cidade da Festa das Orquídeas. O evento tradicional, que faz parte do calendário municipal, celebra a importância dessa espécie na história e na cultura do município”, ressaltou.
A chefe da pasta, que contou com a participação do secretário de Cultura, Paulo Barbosa, e a secretária de Turismo, Debora de Lucrezio, na aula inaugural, destacou ainda que o apoio do presidente do Sindicato Rural de São Paulo, Yuichi Ide, foi essencial para viabilizar a inclusão de Poá neste projeto piloto.
“Agradeço também à sensibilidade e à visão do presidente Tirso Meirelles e de toda equipe do Sindicato Rural, que nos ajudou a trazer essa ação para o município, mesmo antes da integração oficial à base de atendimento. Isso mostra o quanto a cidade pode ganhar com parcerias que valorizam a cultura e abrem novas perspectivas de formação”, completou.
O prefeito Saulo Souza comentou a importância da iniciativa para o município. “A realização deste curso representa um reencontro com a nossa história e um avanço no fortalecimento de Poá como cidade da cultura, do conhecimento e das oportunidades”, declarou.
Curso
O curso é ministrado pela professora do SENAR, Maria Adiarla Rodrigues, que possui 15 anos de atuação na área de jardinagem e orquídeas. A capacitação abrange desde noções básicas sobre o cuidado com as plantas até técnicas para prevenção e combate a pragas, além de orientações sobre preparo e comercialização das orquídeas. O conteúdo combina teoria e prática, e os participantes receberão certificado com validade em todo o território nacional.
“É uma grande honra, em nome do Sindicato Rural de São Paulo, poder contribuir com o fortalecimento da tradição das orquídeas em Poá. Essa formação pode gerar oportunidades tanto pessoais quanto profissionais para os participantes, especialmente em uma área que tem forte apelo estético e comercial”, destacou a instrutora.
Fotos: Nivaldo Alves
 
                         
                                                                             
                                                                             
                                                                             
                                                                             
                                                                             
                 
                                         
                                         
                                         
                                        
Você também pode gostar
Carta de Renúncia ao Cargo de Presidente do Conselho de Cultura de Poá
Carta renúncia ao cargo de presidente do coselho da cultura de Poá
Paciente reclama de transporte oncológico em Poá