Jornal Novo São Paulo Online

A Notícia Precisa

Poá está entre as cidades mais seguras do Brasil

Poá foi considerada a sétima cidade mais segura do estado de São Paulo e a décima cidade mais segura do país pelo Anuário 2023 Cidades Mais Seguras do Brasil, elaborado pela empresa MySide, sediada em Goiânia, que atua nos segmentos de tecnologia e serviços imobiliários.
Esse relatório, que incluiu apenas cidades com população acima de 100 mil habitantes, surgiu de uma pergunta frequente dos clientes da empresa: “Qual a cidade mais segura para comprar um imóvel?”. Em busca da resposta, a MySide decidiu pesquisar os dados do IBGE, cruzando com informações do Ministério da Saúde. O indicador principal para classificar as cidades foi a quantidade de assassinatos por 100 mil habitantes. Para isso, foi feita a análise de 1,5 milhão de atestados de óbitos ocorridos em 2022, o que resultou em um documento de grande precisão e confiabilidade.
Poá aparece duas vezes, a primeira no ranking nacional: Jaraguá do Sul ficou em 1⁰, Salto em 2⁰, Várzea Paulista em 3⁰, Botucatu em 4⁰, Indaiatuba em 5⁰, Brusque em 6⁰, Araraquara em 7⁰, Votorantim em 8⁰, Lavras em 9⁰ e Poá em 10⁰.
Já no ranking estadual, Salto está em 1⁰, Várzea Paulista em 2⁰, Botucatu em 3⁰, Indaiatuba em 4⁰, Araraquara em 5⁰, Votorantim em 6⁰, Poá em 7⁰, Santa Bárbara do Oeste em 8⁰, Atibaia em 9⁰ e Bragança Paulista em 10⁰.
A ótima colocação de Poá nos dois rankings foi comemorada pelo delegado Dr. Eliardo Jordão. Para ele, esse resultado mostra a eficiência do trabalho policial em Poá através do esforço conjunto de Polícia Civil, Polícia Militar, Poder Judiciário, Ministério Público, Guarda Civil Municipal, com apoio do Conseg e da imprensa, que divulga o trabalho da polícia poaense no combate à criminalidade. O fato de Poá estar entre as cidades mais Seguras do país é atribuído pelo Dr. Eliardo ao trabalho conjunto desses atores da segurança pública poaense como um todo.
No ranking nacional de estados mais seguros, Santa Catarina ficou em 1⁰, São Paulo em 2⁰, Minas Gerais em 3⁰, Distrito Federal em 4⁰ e Rio Grande do Sul em 5⁰. O último colocado é a Bahia. No ranking das capitais, Florianópolis está em 1⁰, São Paulo em 2⁰, Brasília em 3⁰, Cuiabá em 4⁰, Campo Grande em 5⁰, Goiânia em 6⁰, Belém em 7⁰, Belo Horizonte em 8⁰ João Pessoa em 9⁰ e Rio Branco em 10⁰.
No ranking de cidades acima de um milhão de habitantes, Guarulhos está em 1⁰, São Paulo em 2⁰, Brasília em 3⁰, Campinas em 4⁰, Goiânia em 5⁰, Belém em 6⁰, Belo Horizonte em 7⁰, Porto Alegre em 8⁰, Curitiba em 9⁰ e Rio de Janeiro em 10⁰.
Por região, o Sudeste está em 1⁰, Sul em 2⁰, Centro-Oeste em 3⁰, Norte em 4⁰ e Nordeste em 5⁰.