Phil Rajzman é um dos representantes do Brasil no tradicional Buffalo´s Big Board Surfing Classic, em Makaha/Havaí
Tricampeão mundial de longboard disputa, pela quarta vez, um dos eventos de surfe mais reverenciados pelos havaianos
Competição chega a 49ª edição e acontecerá na costa oeste de Oahu, a partir deste fim de semana, 14, 15 e 16/2, e, também, nos dias 21 e 22/2
O brasileiro em várias modalidades, além do longboard,
na competição em Makaha (Crédito @chuckharveyphoto)
Havaí (EUA), 11 fevereiro de 2026 – Considerada o berço do surfe mundial, sobretudo de ondas gigantes, a praia de Makaha, na costa oeste de Oahu (Havaí), será palco, a partir deste sábado, 14, do Buffalo´s Big Board Surfing Classic, tradicional evento anual que chega a 49ª edição. A competição reúne campeões mundiais e nomes de peso do surfe havaiano e convidados, entre eles, Phil Rajzman, tricampeão mundial de longboard.
O carioca participa pela quarta vez e será um dos representantes do Brasil no Longboard Open, no evento que reúne modalidades que remetem às origens havaianas do surfe. Rajzman já venceu em edições anteriores em categorias diversas. Em sua última participação, em 2017, foi campeão da categoria Internacional e, também, vice-campeão da categoria Waterman.
“O Havaí é minha segunda casa. Me sinto muito honrado em participar como convidado deste campeonato que carrega tanta tradição e que reúne os personagens que iniciaram toda a história do esporte que amamos e, ainda, no berço do surfe mundial”, afirma Rajzman, que reside em Waikiki desde o final de 2024, mas a cada dois meses viaja para sua casa no Rio de Janeiro, para o tratamento de quimioterapia.
O Buffalo´s Big Board Surfing Classic foi criado pelo respeitado surfista Buffalo Keaulana com modalidades que remetem às origens do surfe e homenageiam a história dos ancestrais havaianos. Ele é pai do tricampeão mundial de longboard, Rusty Keaulana, e de Brian Keaulana, pioneiro e referência mundial por ter inventado o resgate de salvamento com jet-ski em zonas de impacto, inclusive do Tow In (modalidade no qual o surfista é rebocado por um jet-ski para dentro de ondas gigantes), na ilha.
Rajzman entre os havaianos: com o lendário Buffalo Keaulana e, à direita,
com os também campeões mundiais de longboard, Duane DeSoto e Rusty Keaulana (Divulgação)
O evento será realizado em dois fins de semana (14, 15 e 16/2 e 21 e 22/2) e não tem programação fixa, pois depende das condições do mar. São várias modalidades para todas as idades, níveis de surfe, seja individual, em dupla ou em equipes como: Longboard, Bullyboard Tandem, Tandem Surfing, Alaia, Paipo, Supsquatch, Canoa Havaiana, entre outras, e não há categoria para pranchinha.
Diferentemente das edições anteriores, desta vez, Rajzman participará apenas de três categorias, pois ainda não está com 100% de sua preparação física, devido ao tratamento de câncer. Há três semanas, o brasileiro retornou das Filipinas onde participou do La Union International Pro Tour Longboard, etapa LQS 1000 da World Surf League, mas não conseguiu se classificar para a final.
Rajzman competiu no LQS da WSL,
em janeiro, nas Filipinas
“Foi uma oportunidade maravilhosa estar nas Filipinas, conhecer suas ondas, a cultura e principalmente as pessoas. Saí de lá com a sensação de dever cumprido, tentei dar o meu melhor, mas me cansei um pouco durante as baterias, por isso, neste fim de semana, participarei apenas de duas categorias em Makaha”, explica o tricampeão mundial, que por 25 anos competiu na elite do surfe da WSL e tentava uma vaga para retornar ao circuito em 2026.
Família competirá no evento – Devido à longa amizade com o havaiano Duane DeSoto, campeão mundial de longboard, cuja família participa ativamente também da organização do Buffalo´s Big Board Surfing Classic e outros eventos na ilha, Rajzman, que frequenta o Havaí há 28 anos, conquistou o respeito dos locais e é convidado para as mais tradicionais competições.
Além do Longboard Open, Phil competirá na modalidade Bullyboard Tandem com a esposa, Julli Rajzman. Já a filha Coral, de 6 anos, que carrega o DNA do surfe, estreia no evento na Tandem Surfing. “Provavelmente a Coral será a mais nova do campeonato. Ela participará de uma bateria em dupla, mas como não tem o peso necessário, não pontuará. De qualquer forma, será sua primeira vez aqui e estamos muito felizes por ela poder disputar um dos eventos mais tradicionais de surfe do mundo e, ainda, em Makaha”, diz o pai orgulhoso.
Phil e Coral em competição em Queens Beach, Waikiki, em 2025
Como uma competição criada no Havaí, no Longboard, as regras são diferentes dos outros campeonatos mundiais. Os pontos válidos são para as manobras que remetem às antigas manobras clássicas que os veteranos de Makaha faziam. E, devido ao tipo de onda, os equipamentos são específicos também.
“Aqui a gente usa pranchas bem grandes, de 10 a 12 pés pelo menos. Precisam ser bem largas, como eram usadas tradicionalmente pelos havaianos. E o equipamento tem que ser grande para nos dar bastante estabilidade nas manobras, por isso, vou usar os modelos Tank da minha linha de pranchas”, finaliza Rajzman.
O que: 49º Buffalo´s Big Board Surfing Classic
Quando: 14, 15, 16 e 21 e 22/fevereiro
Local: Makaha Beach (Oahu/Havaí)
Onde assistir: Instagram @livestreamhawaii ou Canal Youtube www.youtube.com/@HoomaaFoundation
Sobre Phil Rajzman – Carioca, 43 anos, tricampeão mundial de longboard, Phil Rajzman foi campeão mundial pela World Surf League em 2007 e 2016 e pela Oxbow Pro em 2004. O surfe está em seu DNA: é filho do medalhista olímpico de vôlei Bernard Rajzman, atual membro do Comitê Olímpico Internacional (COI), e da ex-patinadora profissional Michelle Wollens. Além de atleta, Phil é empresário, desenvolve suas próprias pranchas, já apresentou programa de TV, participou dos filmes Surf Adventures 1 – O Filme e Surf Adventures 2 – A Busca Continua, lidera projetos sociais e é padrinho do Surf no Alemão, no Rio de Janeiro. Desde muito jovem foi apontado como uma das maiores promessas do surfe nacional. Aos 14 anos, subiu ao pódio em uma competição de longboard em Saquarema; aos 15, levado por Rico de Souza, disputou seu primeiro evento internacional no Havaí, impressionando nas ondas grandes. Ao longo da carreira, acumulou títulos como bicampeão Pan-Americano, Campeão Sul-Americano e Campeão Brasileiro. Em 2007, tornou-se o primeiro brasileiro campeão mundial de surfe, no longboard.
Phil Rajzman é patrocinado pela @philrajzmansurfboards e @philrajzman_surf_experiences, com apoio da @powerlightsurfboards.
Mais informações:
Instagram e Facebook: @philrajzman
Canal no YouTube: Phil Good
Site: Clique Aqui
Você também pode gostar
Itaquá Athletico Clube recebe o Novorizontino-SP nesta quarta (7) pela Copinha 2026
Pinheiros é Campeão do SP Open e do Campeonato Paulista Júnior e Sênior de verão 2025
SPORTECH lança no Brasil a Coleção Mountain Bike 2026 da Leatt, com destaque para novas jaquetas e óculos de ciclismo