Carla Fiamini – Edgar Leite – Fernando Barreto
Três Jornalistas da Região do Alto Tietê, Zona Leste da Região Metropolitana de São Paulo, palestraram na noite de sexta-feira, 1º de dezembro de 2023 na Livraria Rara Books em Poá, Grande São Paulo, cidade do Alto Tietê, acerca de Jornalismo & Inteligência Artificial.
O mediador foi o Fernando e os palestrantes Carla e Edgar e teve 55 minutos de palestra.
A palavra Inteligência Artificial (I.A.) foi escolhida a Palavra do Ano em 2023 pelo Dicionário de Língua Inglesa Collins.
A I.A. não veio substituir o Ser Humano; ela sim facilita o que a Pessoa faz, já que o Chat GPT, maior produto da I.A. não substitui a criatividade e a sensibilidade, inerentes a qualquer Pessoa.
Você apenas é substituído pela máquina se Tu não souberes utilizar a I.A.; foi assim com o Google, quando este buscador surgiu.
O Chat GPT não cria nada original, apenas copila o que já existe na web. Ele não toma café com Jornalista e não vai a Rua, como um repórter em carne-e-osso.
Ela pega o que já existe e produz um texto que não é Jornalístico, tanto que nem é assinado, como qualquer texto Jornalístico sério.
Uma reportagem o Chat GPT não é capaz de produzir com o mesmo esmero, sensibilidade e precisão que um Jornalista é capaz de fazê-lo, pois cada Pessoa tem uma História de Vida, seja na Vida Pessoal, Profissional, daí, cada texto Jornalístico ser singular.
O Chat GPT – categoricamente falando – é um péssimo repórter de Rua!
O lead, que é passar a informação já no 1º paragrafo da reportagem, com os itens O Que, Quem, Quando, Como, Onde e Por que, é fundamental no Jornalismo e o Chat GPT ainda não é capaz disto.
O livro inglês ‘Inteligência artificial: Uma brevíssima introdução1’ de Margaret A. Boden (Autor), Fernando Santos (Tradutor), da Editora UNESP, escreve que a I.A. quer imitar o Ser Humano e que ela não raciocina.
O grande desafio é adaptar a cultura Brasileira os dilemas que a I.A. tem ao redor do mundo, pois cada lugar do globo terrestre tem suas particularidades.
O que motiva o Ser Humano é o sonhar e colocar em prática, com as tecnologias existentes naquela ocasião; foi assim que o Homem foi a Lua.
Daí, ser fundamental que o Ser Humano ter total controle na I.A., o que não ocorre atualmente na Internet, pois somos muitíssimos influenciados pela web.
Tanto que, por exemplo, vários Youtubers pedem ao Chat GPT redigirem o que falarão em seus canais neste streaming.
Já estão surgindo falsificações de cunho político vindas da I.A. É fundamental que haja punição para combatê-la; falta regulamentação aqui no Brasil para estes casos e de derivados a isto, como também frear as fakenews.
Frisou-se nesta Palestra que todas as Profissões serão afetadas pela I.A. e que será necessário treinar os robôs que alimentam a I.A. e consequentemente o Chat GPT, para agirem com ética, similar a Nós, Humanos, no entanto, faltam pessoas confiáveis e sérias no Brasil para regulamentar tudo isto.
Aliás, a falta de ética é que falta – e muito – em toda a Internet.
Jornalisticamente falando, o Grupo Globo no Brasil e o Jornal The New York Times, dos EUA, proíbem que seus conteúdos sejam acessados pela I.A., para que não se produza pelo Chat GPT informações incorretas e consequentemente falsas e antiéticas para os atuais dias, descontextualizadas.
Outra preocupação Jornalística é que o Chat GPT não paga Direito Autoral.
Fontes – que é quem passa informação – são fundamentais no Jornalismo feito por Seres Humanos e o Chat GPT não é Humano.
A análise crítica é fundamental no Jornalismo, algo que a I.A. não possui.
Nós, Humanos, não podemos agir como máquinas, tanto que até o fato de termos defeitos, inerentes a qualquer Pessoa, que, neste caso, frente a I.A., tornam-se até uma virtude.
Países ricos poderão ter mais avanços na I.A. que países pobres.
A Assessoria de Imprensa é um braço da Comunicação e o Chat GPT não é capaz de substituir o Assessorado, o Contratante de qualquer Assessoria de Imprensa, daí, o Assessor de Imprensa não ser substituído pelo Chat GPT.
O Jornal tem o dever de informar que usou o Chat GPT na matéria que porventura foi publicada naquela edição.
O Leitor deve saber tudo que o Jornal faz!
Falta Humanidade ao Chat GPT. Ele é igual a um contêiner de navio, onde tudo é jogado, de bom ou ruim. O Google é assim.
Tanto o Chat GPT, quanto a I.A. não são infalíveis.
É tolice lutar contra a Tecnologia.
Devemos sim trazê-la e fazê-la em prol de Nós, Humanos!
A Notícia Precisa
Você também pode gostar
Poá recebe circuito esportivo do Sesc com atletas referência do skate nacional
Livro “É mais que futebol! Jardim Pinheiro Futebol Clube” será lançado em Poá com sarau cultural
Poá inaugura nova sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação e firma parceria com Sincomércio