Jornal Novo São Paulo Online

A Notícia Precisa

Os conselheiros tutelares eleitos em Poá

O resultado da eleição para conselheiro tutelar que ocorreu neste domingo, 1⁰ de outubro em Poá, foi divulgado agora à noite. Foram eleitas Lígia Sales, com 695 votos; Rosa Alves, com 598 votos; Priscila Gonçalves, com 456 votos; Luciana Panão, com 431 votos e Sônia Maria Barco da Silva, com 310 votos. Os suplentes são Rodrigo Santos, com 276 votos; Tânia Maria, com 250 votos; Rose Fuga, com 230 votos; André Oliveira, com 223 votos; e Filipi Lima, com 193 votos.
A chuva que caiu durante todo o dia atrapalhou a ida dos eleitores às escolas com postos de votação, mas os eleitores também apontaram outras dificuldades encontradas por falta de estrutura. Na parte norte da cidade não teve nenhum posto de votação, quando deveria ter mais escolas abertas no Centro da cidade, além de ônibus gratuito para facilitar a vida dos eleitores, que tiveram que pagar passagem para poder votar. Assim, foi baixo o número de eleitores; no total, os 23 candidatos dividiram 4.840 votos válidos.
Os conselheiros eleitos tomarão posse em janeiro para um mandato de quatro anos. São atribuições dos conselheiros atender crianças e adolescentes com direitos violados ou ameaçados, além de cuidar de várias situações, como pedidos de tratamento médico e inclusão em programas de auxílio.