Neste sábado (3), às 17h30, a Associação Cultural Opereta recebe a peça “Brincantes Ambulantes”, do grupo de teatro Girandolá, de Francisco Morato-SP. O espetáculo será ao ar livre, na Praça Afonso Carlos Fernandes, s/n, na Vila Sopreter, em frente ao espaço cultural. A apresentação é gratuita e livre para todos os públicos. Antes, às 11h, a trupe vai estar no Largo do Rosário, em Mogi das Cruzes.
O espetáculo Brincantes Ambulantes é resultado do trabalho de pesquisa iniciado em fevereiro de 2015, pelo Teatro Girandolá, quando o grupo passou a construir uma poética coletiva a partir de sua vivência periférica, o que o levou a mergulhar no universo da literatura marginal até o encontro com a cultura popular. O desejo de ir pra rua com este trabalho está na possibilidade de poetizar a realidade da cidade, afetar e sensibilizar o cotidiano, colaborar com o bem-estar da população e com a criação do sentimento de pertencimento àquele local, que interfere na vida do cidadão e também é interferido por ele. A figura dos vendedores de porta em porta e dos ambulantes tão presentes no dia-a-dia das periferias, também foram escolhidas como símbolo de resistência e alegria.
Com muita poesia, música e alegria, os Brincantes Ambulantes, versões poetizadas dos vendedores de porta em porta, figuras tão características das periferias do nosso Brasil, percorrem ruas e praças, espalhando poesia, numa intervenção cênico-poética-musical, onde tudo vira motivo para uma troca afetiva. Maria das Palavras distribui amostras grátis de poesias curativas, retiradas de sua “farmacinha poética”. Ana Cata-Lembrança é a moça que coleciona e troca histórias e memórias, que ficam guardadas em uma mala, repleta de sentimentos. João do Balão traz uma haste cheia de balões poéticos que remete aos dos vendedores de algodão-doce, convidando o público a responder a seguinte provocação: “O que faz pulsar o seu coração?”. Reymundo Rimador segue rimando e improvisando, levando a vida com alegria, em troca de sorrisos, comida, moedas ou seja lá o que for que tiverem pra trocar com ele.
A peça está em circulação por dez cidades da região metropolitana de São Paulo, através do ProAC – Programa de Ação Cultural, da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.
SERVIÇO
Brincantes Ambulantes
Datas:03/02
Horário: 11h e 17h30
Classificação: Livre
Valor: Grátis
Local: Largo do Rosário, s/n – Centro, Mogi das Cruzes e Praça Afonso Carlos Fernandes, s/n – em frente ao Espaço Cultural Opereta – Vila Sopreter, Poá SP
Informações: 11 4634-1175 (WhatsApp)



Você também pode gostar
Livro “É mais que futebol! Jardim Pinheiro Futebol Clube” será lançado em Poá com sarau cultural
Poá inaugura nova sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação e firma parceria com Sincomércio
Judocas de Poá avançam na graduação de faixas em cerimônia marcada por emoção e reconhecimento