Jornal Novo São Paulo Online

A Notícia Precisa

Opereta recebe o Cine Blackout com sessão especial de curtas-metragens e bate papo

Cine Blackout acontece nesta quinta, dia 24/07, com presença do realizador Thiago Fernandes

No mês de julho, o Cine Blackout, cineclube do núcleo 11 de Agosto da Uneafro, em Poá, realiza uma sessão especial com a exibição de dois curtas-metragens do cineasta Thiago Fernandes, da produtora independente Toco Filmes. O evento acontece na próxima quinta-feira, 25 de julho, às 19h, no Espaço Cultural Opereta, em Poá (SP), com entrada gratuita e bate-papo com o diretor após a sessão.

Os filmes exibidos serão “O Brigue de Bracuí” e “Fenestra”, que promovem reflexões urgentes sobre a memória negra, o racismo estrutural e a luta por reconhecimento territorial. Com forte apelo histórico e sensível abordagem estética, as obras propõem um diálogo entre passado e presente, arte e resistência.

A sessão conta com estrutura acessível, incluindo banheiro adaptado e rotas de fácil circulação. O Espaço Cultural Opereta está localizado a apenas 10 minutos da estação CPTM Poá.
Este evento é realizado com apoio do Edital Paulo Gustavo de Poá – 2024.

Sinopses
“O brigue de Bracuí” :
“O Brigue de Bracuí” retrata um episódio marcante da história colonial brasileira. O navio Camargo, um dos últimos a participar do tráfico de pessoas escravizadas em Angra dos Reis (RJ), transportava cerca de 400 africanos capturados com destino à Fazenda Santa Rita, propriedade do escravagista José de Souza Breves. Durante uma das últimas travessias, o pirata Nathaniel Gordon, ao ser interceptado pela guarda inglesa, ateia fogo à embarcação e foge disfarçado de mulher. Antes de sua morte em 1878, Breves doa parte de suas terras aos escravizados da região. No entanto, sem o reconhecimento legal da posse, a comunidade quilombola de Santa Rita do Bracuí resiste até hoje, em busca da tão aguardada titulação de seu território ancestral.”

“Fenestra”
Fenestra é o raio de luz por onde passa a vida. Nessa janela, algumas pessoas acabam ficando nas sombras, vendo a vida passar. A pandemia de covid19 e o racismo contribuíram para que muitas pessoas negras adquirissem alguns medos do mundo exterior.

SOBRE O DIRETOR:
Thiago Fernandes é diretor de cinema, documentarista, fotógrafo e editor, pai e pcd. Atuou como articulador comunitário no Ponto de Cultura Comunidade Audiovisual. É co-fundador da Produtora Toco Filmes.

Serviço:
📆 Data: 24 de julho (quarta-feira)
🕖 Horário: 19h
📍 Local: Associação Cultural Opereta
📫 Endereço: Rua Dr. Emílio Ribas, 168 – Vila Sopreter, Poá – SP
🚆 A 10 minutos da estação CPTM Poá
♿ Acessível e com banheiro adaptado