Jornal Novo São Paulo Online

A Notícia Precisa

Operação policial é realizada após reunião do Conseg de Poá

A última reunião do ano do Conseg – Conselho de Segurança de Poá – foi realizada no dia 21 de novembro, na Sala dos Conselhos, no centro da cidade. Ela marcou a 33ª reunião ordinária da Diretoria após a reativação do Conseg.
Participaram o secretário de Segurança Municipal Marcos Antônio Xavier; o chefe dos investigadores da Delegacia Douglas dos Santos Silva, representando o delegado Emílio Carlos Pernambuco; o comandante da GCM Alexandre Guarnieri; o sargento PM Mantovani, representando o comandante da 2ª Companhia do 32⁰ Batalhão da Polícia Militar, Kaio de Siqueira Domingues; coordenador da Defesa Civil Wilson Júnior Baptista; conselheira tutelar Luciana Panão; representante da OAB, Dr. Deivid Carvalho; Teresina Paiva, do Conselho do Idoso; Adriana e Maria Fátima, Conselho da Saúde; presidente do Conseg do Itaim, Efraim Tolentino de Oliveira; vice-prefeito Geraldo de Oliveira; Rafael Grothe, que assumirá como vereador na próxima legislatura; presidente do Conseg Cláudio Machado e diretores Francisco Quintino, George Pereira e Adriana Monteiro; jornalista Aéssio Ramos Pinto, representando a Imprensa; e associações de bairro e lideranças comunitárias, no total de 32 pessoas.
Os munícipes apresentaram os problemas que têm enfrentado pela falta de segurança na cidade, principalmente nos últimos dois meses, quando a cidade foi invadida por noias realizando todo tipo de roubo em lojas e residências para vender nos ferros-velhos. Uma moradora entregou ao presidente do Conseg, Cláudio Machado, um abaixo-assinado de moradores, comerciantes e taxistas da área central pedindo providências quanto ao arrombamento de casas e lojas . Alguns participantes expuseram de maneira firme seu descontentamento com a atual administração, que abandonou a cidade, permitindo a ação dos marginais. Os pedidos de fiscalização, policiamento e o abaixo-assinado foram registrados em ata.
Operação Poá Legal
Diante do exposto na reunião, foi desencadeada a Operação Poá Legal no dia 27 de novembro, numa ação conjunta da Secretaria de Segurança Pública, Setor de Fiscalização de Posturas, Polícia Militar, Polícia Civil e GCM. Foram vistoriados ferros-velhos e adegas, tanto em referência à documentação como a existência de material roubado. Num vídeo divulgado pela Polícia Militar sobre essa operação, foi informada a finalidade de combater o comércio de objetos ilícitos em ferros-velhos.
Foram vistoriados sete estabelecimentos e quatro foram intimados sobre irregularidades. O secretário Marcos Antônio Xavier disse que a Operação Poá Legal, lançada em junho, tem por objetivo manter a ordem e a segurança nesses locais, que podem até ser fechados, e que as vistorias continuarão a ser feitas em dias e horários incertos. Se a população tiver conhecimento de locais suspeitos, deve comunicar à prefeitura e aos órgãos de segurança da cidade.