Jornal Novo São Paulo Online

A Notícia Precisa

O privilegiado destino de Socorro

A Estância Turística de Socorro, que integra o Circuito das Águas Paulista, distante 136 km da Capital, é um destino privilegiado, definido por várias vertentes turísticas que passam pela encosta da Serra da Mantiqueira, com rios e cachoeiras, belezas naturais, além de suas fontes de águas com propriedades terapêuticas. Com uma população estimada de 40.122 pessoas, a economia local estrutura-se em três atividades principais: agropecuária, turismo e malharia.
Assim apresenta uma ampla oferta de hotéis e pousadas para atender ao Turismo Rural, de Aventura e visitantes dos alambiques, pesqueiros e pequenas propriedades para a comercialização de produtos orgânicos. Tem mais: Socorro é considerada a Capital Nacional da Malha. A cidade de Socorro ou também Cidade da Aventura é cortada pelo Rio do Peixe que é o principal afluente do rio Moji-Guaçu, onde deságua e sua extensão chega a 130 km, local onde são encontradas espécies como pacu, piratininga, acará, mandi, cascudo, entre outras. No trecho socorrense, há diversas cachoeiras e pequenas quedas d’águas em todo o percurso devido à topografia acidentada.
O município também é cortado pelo rio Camanducaia. Bom saber que para a prática do Turismo de Aventura, há muitos locais. Já o Turismo de Compras também é muito forte em Socorro a exemplo da Feira Permanente de Malhas e o Moda Shopping que atendem os turistas e cobrem as encomendas de grandes lojas da Capital durante o ano todo. Socorro faz parte da região do Circuito das Malhas que compreende também as cidades de Monte Sião e Jacutinga, no sul de Minas, e a paulista Serra Negra.
Destaque para o Centro Histórico com casarões do início do século XX, além da praça principal com banquinhos, jardim e coreto. Pela gastronomia, há bons restaurantes localizados em ruas estreitas e tranquilas, horto municipal, feira de rua e incríveis sorveterias. Tudo isso, sem contar com o grande afluxo de visitantes na Praça da Matriz, onde está localizada a Igreja Matriz Nossa Senhora do Perpétuo Socorro concluída em 1924.