Com prefácios de Arnaldo Jardim e Fred Guidoni, obra também defende a descentralização de recursos para uma gestão pública mais eficiente; sessão de autógrafos acontece nesta terça-feira (26/8), das 18h às 22h
O diretor-técnico do Sebrae-SP, Marco Vinholi, lança nesta terça-feira (26/8), na capital, o livro “Nova Regionalização de São Paulo – Governança, Participação e Financiamento”. Na obra, o ex-secretário de Estado de Desenvolvimento Regional e ex-deputado estadual defende uma nova disposição administrativa do solo bandeirante, levando em consideração as características dos municípios e das regiões. A sessão de autógrafos acontece das 18h às 22h, na Livraria Travessa do Shopping Iguatemi – avenida Brigadeiro Faria Lima, 2.232 – Jardim Paulistano, São Paulo-SP.
Os prefácios do mais novo livro de Vinholi têm autoria do deputado federal Arnaldo Jardim (Cidadania-SP) e do presidente da Associação Paulista dos Municípios (APM), Fred Guidoni. Com 143 páginas, a obra da Editora Ex-Libris Comunicação Integrada tem como base a tese que o autor defendeu no mestrado que cursou em Gestão Pública, na Fundação Getúlio Vargas (FGV):
“Proponho a reorganização administrativa e política do território paulista, de forma que as peculiaridades, as identidades e as vocações das cidades sejam respeitadas, haja planejamento de longo prazo, governança com a presença do Estado e da sociedade civil, além de financiamento para projetos regionais”.
Vinholi classifica sua tese de regionalização como uma espécie de atualização do “municipalismo” encampado pelo ex-governador de São Paulo Franco Montoro (falecido em 1999), indicando que o cotidiano de uma população se dá em contexto regional:
“As pessoas moram nas cidades, mas vivem regionalmente. Grande parte dos problemas e das soluções são, então, de ordem regional. Desta forma, no decorrer do livro, defendo que São Paulo valorize as singularidades de 32 unidades regionais e a interdependência entre elas”.
“Nova Regionalização de São Paulo – Governança, Participação e Financiamento” joga luzes, inclusive, ao Projeto de Lei Complementar (PLC) 14/2022, que propõe uma nova regionalização para o estado paulista, com o objetivo de melhorar a alocação de recursos, descentralizar o planejamento e fortalecer a integração de políticas públicas.
A sessão de autógrafos acontece nesta terça-feira, das 18h às 22h, na Livraria Travessa, do Shopping Iguatemi. O livro estará sendo comercializado no local a R$ 40 – valor promocional de lançamento.
Sobre o autor
Marco Vinholi tem 40 anos, é diretor-técnico do Sebrae no estado de São Paulo e membro do Conselho de Inovação da Universidade de São Paulo (USP) e do Conselho Regional do Serviço Social da Indústria (Sesi).
Mestre em Gestão Pública, pela FGV, é mestrando em Empreendedorismo, na USP; pós-graduado em Liderança e Inovação, pela FGV; especialista em Comunicação, pela Harvard University (Estados Unidos); e graduado em Administração de Empresas, pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) São Paulo.
Organizador e autor do livro “O Novo Municipalismo” (2021), foi superintendente do Sebrae-SP e secretário de Estado de Desenvolvimento Regional do Governo do Estado de São Paulo, trabalho que lhe rendeu o prêmio “Melhor Política Pública do Brasil”, outorgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), e mais de 200 Títulos de Cidadão de municípios paulistas.
Enquanto deputado, foi líder de bancada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) e relator do Orçamento do Estado por dois anos.

Você também pode gostar
Ginástica Rítmica em evidência: evento da Sesp reúne mais de 350 atletas no interior de SP
24º Salão de Arte lança movimento ‘Nova Arquitetura’: Antigo e Novo Juntos
500 Alunos de projeto social participam de torneio escolar em São Paulo