Uma Base Comunitária da GCM que estava fechada há sete anos na Nova Poá foi reaberta pela Prefeitura no dia 24 de fevereiro com atendimento 24 horas para toda a região, compreendendo Nova Poá, Jardim São José, Vila São Francisco, Jardim Itamarati e Cambiri, divisa com Ferraz de Vasconcelos.
A Prefeitura aumentou o efetivo em mais 80 guardas e adquiriu equipamentos para permitir a descentralização dos serviços de segurança, já que o Centro de Segurança Integrado – CSI – está sediado no Centro de Poá.
Mas uma informação colocada no release da Prefeitura que foi encaminhado para todos os órgãos de imprensa chamou a atenção. O texto diz: “O equipamento foi reformado em parceria com o vereador Marcilio Duarth”, o que origina um questionamento que deve ser esclarecido pelo Ministério Público: que tipo de parceria foi essa? O vereador investiu, captou recursos?
Isso porque Prefeitura e Câmara, Executivo e Legislativo, são poderes harmônicos, porém independentes. Para ser possível uma parceria entre eles, é preciso que o plenário autorize. Um vereador, isoladamente, não pode fazer parceria com a Prefeitura, pois é uma conduta ilegal, suscetível de apuração, ainda mais em ano eleitoral, podendo configurar crime eleitoral por fazer campanha antes do prazo previsto em lei.
E ainda o vereador infringe o artigo 37 da Constituição, que trata do princípio da moralidade, já que a função da Câmara é fiscalizar o Executivo, e não fazer parte de um empreendimento junto com ele, já que a GCM está envolvida. Trata-se, portanto, de uma conduta irregular, passível de processo e até de perda de mandato, além de ser investigada a responsabilidade da Prefeitura, cabendo a algum partido ou cidadão solicitar os devidos esclarecimentos ao Ministério Público.



Você também pode gostar
Mega Bazar Social com peças gratuitas é promovido pelo Fundo Social de Poá
Feirão do Emprego realizou centenas de atendimentos e encaminhou candidatos para entrevistas em empresas de Poá e região
Conselho de Desenvolvimento discute a recuperação do Balneário de Poá