O Brasil se compadeceu da terrível situação enfrentada pelo Rio Grande do Sul, causada por uma inundação avassaladora nunca vista. As imagens de pessoas e animais ilhados e tentando sobreviver chocaram as pessoas, que se dispuseram a ajudar no que podiam. Doações não param de chegar aos gaúchos, outros estados enviaram equipes e helicópteros para fazer resgates, voluntários procuram dia e noite por sobreviventes, em meio a muitas críticas pela falta de ação do governo federal, já que o que mais se vê é povo ajudando povo.
Essa tragédia nunca será esquecida e sempre será motivo de preocupação, porque pode voltar a se repetir em qualquer lugar do Brasil e do mundo. As mudanças climáticas são reais, haja vista a onda de calor sobre o Brasil há meses, deixando o outono quente como o verão. Em várias partes do mundo acontecem fenômenos descontrolados, inundações, secas, nevascas.
Muitas são as causas apontadas para essas mudanças, como progresso desenfreado, desmatamento, poluição de rios e mares. Um problema de difícil solução se não houver uma tomada de consciência da humanidade. Além de medidas isoladas que qualquer pessoa pode transformar em hábitos – menos consumo, coleta seletiva, descarte correto do lixo, evitar desperdícios, plantar árvores e plantas – cada Prefeitura deve tomar atitudes como recuperar áreas degradadas, aumentar o plantio de árvores, fazer campanhas para estimular a reciclagem, ensinar crianças e jovens a cuidar do meio ambiente. Só com ações conjuntas e persistentes, as cidades vão impedir que o comportamento do clima mude de maneira tão drástica e perigosa.
A Notícia Precisa
Você também pode gostar
Parlamentares buscam proteção pessoal e ao mandato
Renato Cunha já conta mais de 1 milhão de seguidorese vira referência para milhões de pessoas
Matheus Marê encanta e leva público ao delírio em show no Blue Note, em São Paulo