Jornal Novo São Paulo Online

A Notícia Precisa

Médico do Imot ministra curso no Brasil e na Itália sobre técnica cirúrgica avançada de prótese de quadril

Técnica é realizada pelo ortopedista e especialista em Quadril, Fernando Abdala, há cerca de 3 anos; entre os benefícios está a rápida recuperação do paciente

O médico ortopedista do Imot de Mogi das Cruzes, especialista em Quadril, Fernando Abdala, ministrou dois cursos para formação de novos cirurgiões com foco em uma técnica inovadora de artroplasia total de quadril. As capacitações foram realizadas em Cremona, na Itália, e em São Paulo-SP.

Com um procedimento minimamente invasivo, como explica o especialista, o procedimento consiste na colocação da prótese numa área próxima da virilha do paciente, o que permite maior preservação dos músculos e tendões. As vantagens são a precisão cirúrgica e a rápida recuperação.

A artroplasia total é realizada para substituir a articulação doente do quadril por uma prótese artificial. Seus principais efeitos, de acordo com o ortopedista do Imot, são o alívio da dor e a mobilidade do paciente. É indicada em casos de condições como osteoartrite, osteonecrose ou quando há fraturas graves.

Fernando Abdala integra a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, a Sociedade Brasileira de Quadril e o corpo médico do Imot. Referência na área, ele se especializou em procedimentos avançados de cirurgias ortopédicas e há cerca de 3 anos passou a utilizar a técnica denominada Via de Acesso Anterior ou, em inglês, Direct Anterior Approuch (DAA).

Um dos pioneiros em trazer a DDA ao Brasil, Abdala foi convidado a compartilhar seus conhecimentos por meio de capacitação, no decorrer do mês de outubro, para outros cirurgiões. O primeiro curso ocorreu na unidade do Cadaver Lab de Cremona, na Itália; na sequência, o especialista esteve no Centro de Treinamento QuironTec, em São Paulo. Em ambos, o ortopedista do Imot atuou como palestrante e instrutor da técnica de DAA.

Segundo o médico, o procedimento é menos invasivo e, portanto, promove uma recuperação mais rápida e com menos dor para o paciente. A modalidade consiste em acessar a articulação por meio de uma incisão na região frontal do quadril, como explicou o ortopedista.

“É extremamente gratificante participar de um curso em nível internacional que atesta o trabalho desenvolvido aqui. Esse reconhecimento comprova que estamos na vanguarda do que há de mais avançado em técnica cirúrgica para trazer a medicina de ponta pensando na qualidade de vida e bem-estar dos nossos pacientes”, afirmou Abdala.

Sobre o Imot
Fundado em 1976, o Imot é um dos maiores institutos especializados em ortopedia e traumatologia do Brasil, com pronto atendimento diariamente na unidade de Mogi das Cruzes, consultas, fisioterapia e diversos tratamentos especializados, além da Imot Care, com cuidados inter e multidisciplinares, e o Imot MovSaúde, com serviços exclusivos e inovadores.

O Imot fica na rua Otto Unger, 433, Centro, Mogi das Cruzes. Mais informações: telefone (11) 4728-3420, no site e redes sociais (@clinicaimot). Em Suzano, o endereço é rua Augusta Aparecida Carvalho Morais, 250 Jardim Santa Helena.