Jornal Novo São Paulo Online

A Notícia Precisa

Justiça considera irregular propaganda de candidata

A pré-candidata à Prefeitura de Poá, Flávia Verdugo, do PL, foi multada em cinco mil reais por propaganda política antecipada. A juíza eleitoral Vanêssa Christie Enande considerou procedente a denúncia apresentada pelo Ministério Público de que Flávia fez campanha eleitoral antes do prazo fixado em lei, que determina que a propaganda só pode ser feita após 15 de agosto.
Na sentença é citado que Flávia Verdugo fez “intensa publicidade “ através de ‘windbanners’ colocados em pontos estratégicos da cidade e em postagens e vídeos nas redes sociais, além de distribuição de panfletos.
A Justiça Eleitoral considerou que ficou caracterizada a propaganda antecipada pela utilização de frases de convencimento do eleitor e apresentação de promessas de campanha, como por exemplo, zerar tarifas de transporte público, criar mais vagas em creches, devolver o orgulho de ser morador da cidade, evidenciando assim o caráter de propaganda eleitoral. Embora não tenha sido usada a expressão ‘vote em’, o entendimento da Justiça Eleitoral foi que os termos usados transmitiram a mesma mensagem.
Pela decisão, além de multa, Flávia Verdugo deve remover todo o material considerado ilícito.