Jornal Novo São Paulo Online

A Notícia Precisa

Isto foi escrito e publicado em 1886…

Por Rodrigo Veríssimo

O que digitei abaixo está no Livro Espírita ‘O Porquê da Vida’, do Francês Leon Denis. Reli em novembro de 2023 e o trecho profético e atual é este:
“No momento em que o sensualismo se espalha qual praga imensa, quando os costumes se corrompem e os laços sociais se afrouxam, quando o velho mundo erra em aventuras, sem freio, sem ideal, sem lei moral, como um navio privado de leme, flutuando à matroca.
“Qualquer observador refletindo não desconhecerá que a sociedade moderna atravessa uma crise temerosa”. Profunda decomposição a corrói surdamente.
“O amor do lucro, o desejo dos gozos, tornam-se dia por dia mais aguçados, mais ardentes”. Deseja-se possuir a todo custo.
“Todos os meios são bons para adquirir o bem-estar, a fortuna, único alvo que julgam dignos de vida”. Tais aspirações só poderão produzir estas consequências: o egoísmo inexorável dos felizes, o ódio e o desespero dos infortunados.
“A situação dos pequenos, dos humildes, é dolorosa; e estes, muitas vezes atirados às trevas morais, onde não vislumbram uma consolação”.
“O espetáculo das desigualdades sociais, os sofrimentos de uns em oposição às alegrias aparentes, às satisfações sensuais, à indiferença dos outros; esse espetáculo atiça no coração dos deserdados um ódio ardente”.
“A reivindicação dos bens materiais já se acentua”. Organizem-se essas massas enormes de entes humanos, levantam-se, e o velho mundo será abalado por convulsões terríveis.
“A Ciência é impotente para conjurar o mal, erguer os caracteres, curar as feridas dos combatentes da vida”.
“Se as religiões agonizam, se a fé velha desaparece, se a Ciência é impotente para fornecer o homem ideal necessário, a fim de regular sua marcha e melhorar as sociedades, ficará tudo por isso em situação desesperada?”