Instituto Léa Campos promove 1º Festival Somos CRIATIVUS na próxima semana
Mogi das Cruzes é uma das seis cidades que recebe a iniciativa com diversas atividades e uma programação especial; na Cidade, a abertura ocorrerá na segunda-feira (15), às 10 horas, na Câmara Municipal
O Instituto Léa Campos (ILC) de Mogi das Cruzes realiza o Primeiro Festival de Economia Criativa, de 15 de abril a 19 de abril, em seis cidades com diversas atividades e uma programação especial para cada uma delas. A Semana da Criatividade e da Inovação ocorrerá, além de Mogi, em mais cinco cidades, sendo uma no Município do Alto Tietê, em Itaquaquecetuba (SP); três cidades do Litoral Norte de São Paulo, São Sebastião, Ubatuba e Caraguatatuba; e uma no Estado de Minas Gerais, em Soledade de Minas.
Em Mogi das Cruzes, a abertura oficial está marcada para esta segunda-feira (15), às 10 horas, no auditório da Câmara Municipal.
O presidente do ILC, Rodrigo Fernandez, e a diretora do Instituto, Bianca Ortiz, estão à frente do evento, que visa o fomento do empreendedorismo criativo e a importância de se desenvolver criatividade como habilidade na busca de solução para demandas sociais e econômicas do País.
Sob o tema, “O que a gente CRIA movimenta a ECONOMIA”, o Festival Somos CRIATIVUS terá uma ampla programação distribuídas nas seis Cidades (já citadas acima), com atividades gratuitas de educação, cultura, inovação e entretenimento para acelerar o desenvolvimento social e econômico sustentável em nossas cidades. “Nos últimos anos, a Economia de Criativa superou o PIB da indústria automobilística e vem crescendo acima da média, transformando radicalmente o ciclo de criação, produção, distribuição e consumo de produtos e serviços em todo o mundo. Diante desse cenário, é fundamental dar maior visibilidade sobre a evolução deste ecossistema e seus impactos no Brasil e no Mundo”, destacam os idealizadores do evento Rodrigo e Bianca.
O Instituto Léa Campos atua desde 2019 no Dia Mundial da Criatividade, fomentando a economia criativa como principal ferramenta de desenvolvimento social e econômico. A escolha para a realização desta Semana, se dá por um motivo especial. “O Dia Mundial da Criatividade tornou-se uma iniciativa global a partir de 2018, ano em que a ONU – Organização das Nações Unidas aprovou a Resolução 71/284, estabelecendo o dia 21 de abril como Dia Mundial da Criatividade e Inovação”, comenta o presidente do ILC.
O Programa Somos CRIATIVUS
O Programa Somos CRIATIVUS é uma iniciativa do Instituto Léa Campos com o start em 2023 e visa o impacto econômico e social da Economia Criativa no Brasil, utilizando-a como ferramenta para o desenvolvimento social e econômico, através do empreendedorismo e da geração de renda. O programa é um processo com várias etapas para dar voz a população e suas lideranças, destacando suas singularidades locais. Para mapear e sistematizar o processo de empreendedorismo criativo em cada cidade de atuação, criando e detectando oportunidades. Para capacitar e fomentar o empreendedor criativo, potencializando a realização econômica, a satisfação pessoal e a contribuição com o desenvolvimento local.
O Instituto
O Instituto Léa Campos vem, desde 2018, gerando transformação e impacto social. Nossa missão é melhorar a qualidade de vida e promover cidadania entre os jovens e suas comunidades, despertando novas perspectivas. Entendemos o caminho do empreendedorismo como ferramenta de transformação social e o apontamento de dados da economia criativa como base para construção de novas políticas públicas a favor do desenvolvimento social, econômico e sustentável das nossas cidades. Hoje o ILC atua em sua cidade de origem, Mogi das Cruzes SP e conta com mais dois Polos: um Polo no Sul de Minas Gerais na cidade de Soledade de Minas e outro Polo no Litoral Norte de São Paulo nas cidades de Ubatuba e Caraguatatuba.
Acompanhe o trabalho do ILC por meio do Instagram (@institutoleacampos) e do site (www.institutoleacampos.org).
Foto: Divulgação
Você também pode gostar
Escala 6X1
Meio Ambiente realiza Oficina “Do Vaso para o Prato”
Restaurante Maricota faz almoço beneficente na festa da padroeira da Freguesia da Escada, em Guararema