Jornal Novo São Paulo Online

A Notícia Precisa

Influencer de Moda Catarina Sants fala sobre consumo sustentável

“Seguir as tendências pode ser divertido e responsável ao mesmo tempo”, reflete ela, que também é modelo

Consciente do seu papel como influencer de Moda, a carioca Catarina Sants explica que as redes sociais aceleram – em muito – novas ideias e tendências de estilo, fazendo com que as pessoas fiquem tentados a seguir as chamadas microtendências instantâneas, muitas vezes instantâneas e que provocam consumo exagerado.

“Como influenciadora, vejo que temos uma responsabilidade crucial nesse cenário. Nosso trabalho é mostrar as tendências de uma forma autêntica e criativa, ajudando os seguidores a entenderem como incorporar esses estilos de forma consciente”, diz a influencer de 25 anos, sempre em dia com o mundo fashion. “Compartilhar looks repetidos ou mostrar como transformar uma peça em algo novo são formas práticas de apoiar um consumo mais sustentável sem abrir mão do estilo”.

Catarina considera que, colaborar com marcas que valorizam a sustentabilidade, também fortalece a mensagem de um estilo de vida consciente. Ela descreve algumas situações de aproveitamento de microtendências de forma sustentável na rotina de quem quer se destacar por propósitos sérios e demonstrar responsabilidade com o planeta.

“Explore o seu guarda-roupa: antes de comprar uma nova peça, olhe para o que você já tem e veja como pode combinar com a tendência do momento”, ensina. “Procure investir em peças versáteis, procurando por itens que podem ser estilizados de várias formas. Peças como blazers cropped, argyle sweaters e jeans oversized estão em alta e podem ser usadas em looks diferentes”.

A influencer incentiva ainda a compra de peças de segunda mão. “Por exemplo: a moda vintage está em alta; comprar de segunda mão é uma forma de estar ‘in’, enquanto cuida do meio ambiente. Outra dica é reinventar suas peças, usando a criatividade para customizar e adaptar o que já tem ao seu estilo. Isso torna o look único e sustentável. O mais incrível sobre as microtendências é que elas refletem a nossa era – de rápida transformação e experimentação – onde cada um de nós pode encontrar e expressar seu estilo individual. Se feito de forma consciente, seguir as tendências pode ser divertido e responsável ao mesmo tempo”, finaliza.

Foto: Reprodução
Legenda:
Palavra de ordem é usar criatividade para customizar e adaptar o que já tem