Em bonita Sessão Literária ocorrida na noite de 6 de maio de 2024, às 19h30 no salão nobre da Academia Campinense de Letras, foi comemorado o 68º. Aniversário da instituição fundada em 17 de maio de 1956 para ser o Farol de letras, de Literatura e de Cultura e a outorga de Título de membro Honorário ao Dr. Sylvino de Godoy Neto, em reconhecimento à disponibilização do Jornal Correio Popular à ACL, desde a sua fundação.
Com maestria, a acadêmica da instituição literária Ana Maria Melo Negrão desenvolveu o protocolo e cerimonial formando a mesa diretiva da noite para as homenagens. Convidou o presidente da Academia Campinense de Letras Jorge Alves de Lima, o palestrante convidado especial Dr. José Renato Nalini, Sylvino de Godoy Neto, Acadêmico Sérgio Castanho e presidente da API – Associação Paulista de Imprensa – Dr. Sérgio de Azevedo Redó.
Após o Hino Nacional e Hino de Campinas, o presidente Jorge Alves de Lima proclamou, oficialmente, a abertura da sessão solene.
O presidente fez um retrospecto da academia falando dos valorosos membros que a ocuparam e enalteceu a magistral trajetória de vida do palestrante Dr. José Roberto Nalini.
Por sua vez Nalini discorreu sobre as Academias e as Mudanças Climáticas que acontecem no mundo e agora, especialmente, no Rio Grande do Sul. Ele se lembrou de quando estudou em Campinas onde, na época, teve que fazer um ano de vestibular para ingressar na faculdade e hoje já possui 50 anos de formado. Falou ainda sobre as mudanças climáticas que chegaram e não irão mais embora, ao contrário, eles serão se tornar cada vez mais intensas e com frequências onde esse monstro do Rio Grande do Sul poderá estar em qualquer lugar porque o mundo inteiro está emitindo os gases criminosos. “Todas as cidades podem fazer alguma coisa para mitigar. Não vamos poder reverter à situação. Nós temos três vilões na emissão do dióxido de carbono que é o mais venenoso dos gases, combustíveis fósseis; energia estacionária e resíduos fósseis”, explica Nalini, que se sentiu muito honrado de ser homenageado e reconhecido pela Academia Campinense de letras.
Em seguida, o presidente da Academia Jorge Alves de Lima solicitou que sua esposa Maria Silvia entregasse flores à Senhora Cristina Godoy.
O diretor editorial, Acadêmico Sérgio Castanho relatou da tribuna os passos para recriar a Revista da Academia Campinense de Letras, onde houve uma comunhão de vontades e todos debruçaram na tarefa de sua confecção e naquela noite veio à luz a Revista Phoenix Campinense renascendo das cinzas de um tempo de isolamento pandêmico, neste mês de aniversário, com as lavras dos acadêmicos e de três amigos da instituição.
O presidente Jorge Alves entregou um exemplar a cada um dos membros da mesa e depois todos os presentes foram contemplados também com um exemplar da revista Phoenix.
O presidente da API Dr. Sérgio de Azevedo Redó discursou por último enfatizando que foi uma honra estar na Academia Campinense de Letras onde teve a oportunidade de acompanhar a fala de cada um dos ilustres acadêmicos. Ressaltou sobre as comemorações do aniversário da academia e também a homenagem ao jornal conceituadíssimo que tem valores não só na história do jornalismo de jornalismo brasileiro, mas principalmente, em razão da sua determinação. O Dr. Sylvino como presidente do jornal Correio Popular, empresário empreendedor é merecedor do Título de membro Honorário outorgado pela academia ao qual acompanha desde a sua fundação. Enalteceu o querido amigo que aprendeu a admirar em razão da sua cultura, da sua sabedoria e da sua paciência, professor Jorge lhe deu a oportunidade de juntos poder comemorar os 68 anos de fundação dessa gloriosa Academia Campinense de Letras e a API que comemorou também agora no último dia primeiro de maio 91 anos. Então para cada um de nós é um orgulho e uma honra. Ele aproveitou o momento e pediu para seu querido amigo advogado conceituadíssimo, com banca de advocacia em São Paulo. Mogi das Cruzes e Suzano Dr. Mauro César Ramos de Almeida para estar presente à frente e ajuda-lo a entregar às autoridades um importante documento de Honra ao Mérito da Associação Paulista de Imprensa. O primeiro foi ele que entregou ao ilustre desembargador do TJSP e palestrante da noite Dr. José Roberto Nalini.
No final, os convidados e presentes tiveram um momento musical com o tenor, Alcides Acosta, ex-presidente da ABAL – Associação Brasileira de Artistas Líricos, acompanhado pelo pianista Alexsander dos Reis que brindaram com belíssimas canções. Houve o corte do bolo e o tradicional “Parabéns a você”, seguido de um delicioso coquetel.
A Notícia Precisa
Você também pode gostar
Novas regras do Mercado Livre pressionam vendedores de e-commerce a otimizar logística
O risco de proibir jovens nas redes sociais
Entre metas e limites: o alerta de uma ex-executiva que sofreu burnout na época de alta demanda