Pasta trabalha no fomento da modalidade em outras frentes, como em plataformas de incentivo financeiro
Em sua 16ª edição, a Copa de Ginástica Rítmica, competição organizada pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, superou as expectativas. O evento, que acontece entre 4 e 7 de setembro, em Piraju, reunirá 372 atletas, número maior que o registrado em 2024, quando 310 ginastas competiram.
A adesão à Copinha reforça a tese de que a ginástica é a mais nova febre do brasileiro e vai de encontro ao ótimo momento da ginástica rítmica do país, que atingiu um resultado inédito e histórico no Mundial do Rio de Janeiro ao conquistar duas medalhas de prata. Além da Copinha, a modalidade integra a programação fixa dos Jogos Abertos do Interior “Horácio Baby Barioni”, Jogos Escolares, Jogos Regionais e Jogos Abertos da Juventude.
“A Secretaria de Esportes do Estado de SP trabalha com a ginástica rítmica em todas as fase, desde a base ao alto rendimento. Atletas com passagem pela seleção brasileira já disputaram nossas competições, e isso nos enche de orgulho”, diz Glicia Bellemo, diretora da Divisão de Esportes do Estado de São Paulo e ex-treinadora de ginástica rítmica, que classifica a campanha no Mundial como uma homenagem a quem dedicou a vida à modalidade. “Esse resultado é uma reverência às gerações mais antigas que ajudaram a construir a ginástica rítmica no Brasil. Me sinto parte disso.”
A Sesp fortalece seu vínculo com a ginástica rítmica também em plataformas de incentivo financeiro. O Programa Talento Esportivo atende hoje 18 atletas, com destaque para Beatriz Soares, de apenas 14 anos, que este ano esteve no Mundial Juvenil, na Bulgária, e nos Jogos Pan-Americanos Júnior, no Paraguai. Já a Lei Paulista de Incentivo ao Esporte tem dois projetos em execução: o “GR Mauá”, em Mauá, e a “Ginástica Rítmica Formando Cidadãos”, que atua na capital e em Amparo.
Legenda da foto
Pasta trabalha no fomento da modalidade em outras frentes, como em plataformas de incentivo financeiro
Você também pode gostar
Com recorde de prefeitos, Congresso de Municípios em São Paulo destaca união e troca de experiências para fortalecer as cidades
24º Salão de Arte lança movimento ‘Nova Arquitetura’: Antigo e Novo Juntos
500 Alunos de projeto social participam de torneio escolar em São Paulo