Abertura se inicia na casa dos Festeiros, com a troca das Bandeiras, e termina na Quermesse, que neste ano terá pela primeira vez o levantamento do Mastro
Todos os anos, a pergunta que as pessoas mais se fazem é: o que vamos ter de novidades neste na Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes? Não há muito o que se mudar em uma festividade tão tradicional. Mas a cada edição, a organização se esmera para apresentar uma programação especial e marcante.
E o tão esperado dia 9 de maio já está aí. A partir dele, a Cidade passa a respirar a Festa do Divino. Até o dia 19 de maio os devotos têm um compromisso diário com umas das dezenas atrações desta festividade religiosa e folclórica.
Respaldados pela Associação Pró-Festa do Divino, que neste ano completa 30 anos de fundação, e pela Diocese de Mogi das Cruzes, os Festeiros Eduardo Ferreira Rego e Milena da Costa Freire Rego e os Capitães de Mastro Wagner Baptista Santos e Ludmyla de Oliveira Baptista Santos prepararam uma programação bem especial, no ano em que se celebra, ainda, os 411 anos de fé e devoção da Festa do Divino em Mogi das Cruzes. O tema deste ano é “Divino Espírito Santo, derramai em nossos corações o dom da misericórdia”.
O primeiro ato da Festa, no dia 9 de maio, ocorre na casa do Festeiros, localizada em César de Souza, às 16 horas. É lá que eles e o casal de Capitães de Mastro farão a apresentação de suas Bandeiras e devolverão as que estavam usando aos seus respectivos donos, os Festeiros e Capitães de Mastro de 2023: Josmar Cassola Silva e Maria Tereza Pereira Cassola Silva e Ricardo Medina Alvarez e Maria de Lourdes Pereira da Silva Medina. Na oportunidade, também será feita a apresentação do Cetro e da Coroa. Em seguida, todos seguem para a Prefeitura Municipal, onde serão recebidos pelo prefeito Caio Cunha e pelo Bispo Diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini, para uma breve solenidade. Na sequência, em cortejo, todos seguem até a Praça Coronel Benedito de Almeida, onde está o Império e há mais ritos tradicionais: a bênção das novas Bandeiras, bênção das Bandeiras dos fiéis, o hasteamento das Bandeiras de Mogi, da Paz e do Divino, levantamento do Mastro e a bênção do Império.
Após toda essa solenidade na Praça Coronel Benedito de Almeida, todos seguem em procissão até o local da Quermesse, para a abertura oficial do espaço, que abriga 32 instituições beneficentes e paróquias. A estrutura da Quermesse funciona no Centro Municipal Integrado (CMI) “Deputado Maurício Najar”, na Avenida Cívica (s/nº), no Bairro do Mogilar. O local também irá ter as Bandeiras de Mogi, da Paz e do Divino nos mastros. Elas serão hasteadas em frente à entrada.
A Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes, além de preservar suas tradições centenárias, continua a inovar e atrair devotos e visitantes de toda a região. Com uma programação rica em eventos religiosos e culturais, além de impactar positivamente a economia local, a Festa mantém viva a chama da fé e da devoção na comunidade mogiana.
QUADRO
Programação religiosa:
- Novena na Catedral de Sant’Ana, com missas presididas por autoridades religiosas locais, a partir do dia 10 de maio.
- Alvorada diária, que ocorre às 5 horas, simbolizando a renovação da fé e a invocação do Espírito Santo.
Programação festiva:
- Quermesse diária com mais de 175 pratos e bebidas típicas, incluindo o famoso Tortinho, churrasco sete dons, doces típicos e o Afogado.
- Shows de renomados artistas como Demônios da Garoa, Ivan Lins, Dunga, Adriana Arydes, Tony Angeli, Maestro Lelis Gerson com o Show da Orquestra Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes com artistas mogianos, entre outroa artistas convidados.
- As novidades incluem o Subimpério da Quermesse, uma capela para orações e celebrações, e o hasteamento das Bandeiras na Avenida Cívica.
- Passeatas, procissões, caminhada, apresentações folclóricas e eventos culturais enriquecem a experiência festiva.
Festa da Caridade e Solidariedade:
- Destaque para a prática do consumo solidário durante a Festa, onde mais de 175 pratos e bebidas são oferecidos, incluindo o tradicional tortinho, churrasco sete dons, doces típicos e o Afogado.
- A tradição da Festa se une à solidariedade, proporcionando momentos de partilha e amor ao próximo.
Principais Eventos:
- Além das celebrações religiosas, destacam-se a Alvorada, Entrada dos Palmitos, Procissão de Pentecostes, Quermesse com shows gratuitos, Afogadão do Povo, Tapetes Ornamentais, Passeata das Bandeiras, Império e Subimpérios abertos pela região.
- Solidariedade e Engajamento Social: A Festa da Caridade é um ponto forte, onde o consumo solidário é praticado com amor, arrecadando fundos para projetos sociais que beneficiam a comunidade local.
Impacto Econômico e Turístico:
- Além de seu significado religioso, a Festa desempenha um papel importante no desenvolvimento econômico e turístico da região.
- Estratégias inovadoras de marketing digital, como um novo site e aplicativo web, estão sendo adotadas para ampliar a divulgação.
- Ações como o Divino Conecta destacam o impacto social da Festa e promovem a integração entre os participantes.
- A presença de milhares de devotos e visitantes impulsiona diversos setores da economia local, desde o comércio até o turismo.
Parceiros e Apoiadores:
- A realização da Festa conta com o apoio da Prefeitura, do Governo do Estado de São Paulo e das secretarias municipais e estaduais.
- Artistas nacionais e regionais também contribuem para o sucesso do evento, enriquecendo a programação cultural.
Site: www.festadodivino.org.br
Instagram: @divinomogi
Facebook: @festadodivinodemogidascruzes
As fotos acima são do dia da abertura da Festa do Divino 2023, na Praça Coronel Benedito de Almeida
Você também pode gostar
Suspenso há quase 10 anos, Itaquá contrata sistema para reabertura de cadastro habitacional
Guararema cancela festa de Natal
Caravana da Coca-Cola em Mogi das Cruzes e Suzano