A festa que foi criada por conta do surgimento da uva niagara rosada em Jundiaí completa 90 anos
Uma festa cheia de atividades e atrações com dezenas de opções feitas com uva. São pratos diferentes e saborosos. A Festa da Uva de Jundiaí (SP) completa 90 anos em 2024 com quatro finais de semana de atividades para toda família, todos dedicados a comemoração.
Os visitantes terão à disposição uma grande variedade de produtos à base da fruta que dá nome à festa. E esta edição vem com novidades no cardápio dos expositores. O público que estiver passeando pelo Parque poderá experimentar o fettuccine de vinho na manteiga e sálvia, servido na Festa, pelo bairro do Traviú. Além de soda italiana de uva, palha italiana de uva, doce de uva em calda, brigadeiro de ninho com uva, supreme de uva.
As novidades também vêm nos sabores dos gelatos: uva niagara rosada de Jundiahy com suco da Vinícola Saccomani (vegano); espumante de niagara com pêssego da Adega Oliveira (vegano); vinho com frutas vermelhas da Adega Fontebasso; uva vitória da Fazenda Siamarina do Bairro do Poste (vegano); abacaxi ao vinho da Vinícola Maziero, pannacotta com balsâmico da Adega Martins. “A variedade de produtos à base de uva permite ao visitante uma viagem gastronômica pelos sabores da fruta e do vinho de Jundiaí”, conta a Diretora de Turismo de Jundiaí, Marcela Moro.
Ainda para refrescar o verão, grande variedade de bebidas de uva serão apresentadas na Festa. A soda italiana de uva – Com suco de Uva Marquesa de Santos, geleia de uva da Bueno Pane e água com gás, limonada de uva Niágara – com Vinho Rose Marquesa de Santos, Uvas, limão e Xarope de Framboesa, Mimosa de Uva Niágara – à base de espumante Demi-sec de Uva Niágara da Vinícola Oliveira e suco de laranja, além de um brownie branco com geleia de uva.
Os produtos de uva que já fazem parte do cardápio das edições anteriores estarão de volta nesta festa de 90 anos. “O pão de uva, geleia, bolos, sorvete de uva e de vinho, brigadeiro de uva e de vinho, bombom de uva, pão de mel com ganache de vinho, crepe de uva, cerveja de uva e até coxinha de uva continuam no cardápio. Com certeza estas opções não vão faltar. São itens que já têm até público chegando na festa procurando por eles”, explica Marcela Moro.
A proposta da Festa da Uva de Jundiaí é fazer com que turistas e visitantes façam uma viagem pelos sabores da Uva e pela gastronomia diversificada de Jundiaí.
Para conhecer todas as opções, visite: https://festadauva.jundiai.sp.gov.br/produtos-com-uva-e-vinho/
Serviço Festa da Uva
Janeiro – 11, 12, 13 e 14 | 19, 20 e 21 | 26, 27 e 28 |
Fevereiro – 2, 3 e 4.
Local – Parque da Uva – Parque Comendador Antônio Carbonari |
Avenida Jundiai – s/n
Cidade – Jundiaí (SP)
Site – festadauva.jundiai.sp.gov.br
Abertura: 11 de janeiro, 18h
Sextas, das 18h às 22h
Sábados, das 10h às 22h
Domingos, das 10h às 21h
Instagram – @festadauvajundiai
E-mail: festadauva@jundiai.sp.gov.br
Sobre a Festa da Uva
A primeira Festa da Uva de Jundiaí foi realizada em 1934 no Centro, utilizando-se das ruas no entorno do antigo Mercado Municipal e do grupo escolar Conde do Parnaíba. Devido ao sucesso de público, que superou a casa dos 100 mil visitantes logo na primeira edição, pensou-se em construir um espaço especial para recebê-la.
Em 1953 foi inaugurado o Parque Municipal Antônio Carbonari (Parque da Uva), localizado no bairro do Anhangabaú, logo em uma das entradas principais do Município. Desde 2013, além de Festa da Uva, tem sido realizada também a Expo Vinhos.
Jundiaí ficou um período sem comemorar a Festa da Uva, entre os anos de 1938 e 1947, por conta da 2ª Guerra Mundial e em 2021 e 2022, devido às restrições da pandemia do COVID-19. Em 2023 retomou as atividades, desta vez, com 4 finais de semana repletos de atrações para toda a família.
Você também pode gostar
Justiça Eleitoral reprova contas de prefeitos eleitos
Polícia Civil de SP prende 806 agressores em flagrante em campanha e fortalece proteção às mulheres contra violência
Governo proíbe fogos com estampido no estado de São Paulo