Jornalista mogiano participa da plenária LUA no dia 19 de julho, às 14h, trazendo reflexões sobre como a comunicação pode transformar realidades, ampliar vozes e criar oportunidades nos territórios periféricos
O jornalista e assessor de imprensa mogiano Felipe Ruffino será um dos palestrantes da plenária LUA, durante a ExpoFavela São Paulo 2025. Ao lado da advogada Dione Assis e do ativista cultural Jota da Via, Ruffino participa no próximo sábado (19/7), às 14h, da conversa “Favela é potência: Negócios, narrativas e direitos em movimento”, que propõe discutir como os territórios populares estão no centro da produção de inovação, cultura e transformação social.
Com trajetória marcada pela atuação independente na imprensa e pela fundação da Ruffino Assessoria, empresa focada em dar visibilidade a projetos de impacto social, Ruffino defende uma comunicação comprometida com a verdade, a justiça e a promoção de novos imaginários sobre a favela e seus agentes.
“Nós somos narradores da nossa própria história. Quando a favela fala, o Brasil escuta com mais verdade. Comunicação é uma ferramenta de defesa, de estratégia e de futuro. O que não é contado, não existe, por isso precisamos ocupar todos os espaços, inclusive os de mídia, com nossas pautas e nossos protagonistas”, afirma Felipe.
Além do trabalho em assessoria, Ruffino tem usado sua atuação pública para pautar temas como representatividade negra, direitos sociais, empreendedorismo periférico e mobilização comunitária. Para ele, a ExpoFavela representa um espaço de encontro e fortalecimento entre iniciativas que estão mudando o país “de baixo pra cima”.

Você também pode gostar
O impeachment e as desavenças dos Três Poderes
Guilherme Dantas estreia “Bom de Verdade” nas plataformas de música com inéditas e hits do forró
Parceria de Chitãozinho & Xororó com Vanessa daMata já está disponível