Jornal Novo São Paulo Online

A Notícia Precisa

Esporte Clube Vila Júlia perde o seu guerreiro

Quem conhece o Esporte Clube Vila Júlia sabe da luta constante que seus dirigentes sofrem e sofreram para a manutenção da sua praça esportiva. Entra prefeito e sai prefeito e a promessa continua. Já era tempo de este clube vitorioso por si só ter sido transformado em um estádio de futebol e de outras práticas esportivas para a comunidade do bairro e adjacências. Falta vontade política dos administradores poaenses. Antes das eleições, todos tiram proveito da entidade e, depois, além de não ajudar, dificultam o seu progresso.
Muitos tiveram e ainda têm méritos neste trabalho incansável e quase que totalmente voluntário em favor do esporte municipal. Seus diretores sempre realizaram trabalhos voltados ao social, tanto é que, ao longo desta bonita trajetória, fizeram a inclusão de muitas crianças, independentemente de classes sociais.
Sabemos que por lá passaram muitos defensores, dirigentes, atletas e abnegados. Todos em prol de se tornar o clube num grande celeiro esportivo de Poá e da região. Há de se reconhecer entre eles, os nomes do Gerson de Souza Pinto (Cochinha); Silvio César Carvalho dos Santos; Ramiro Pereira; Claudio de Souza, Adalberto Quintino de Souza; Álvaro Valério de Souza; Alexandre de Carvalho Júnior; Antonio Jesus Carvalho dos Santos e do Gilberto Silvio Carvalho dos Santos (Petróleo), atual diretor do clube. Este último, atual diretor, não mediu esforços para dotar o Vila Júlia de infraestrutura para o desporto poaense. Petróleo sempre esteve à disposição para reivindicar tudo que consiste na melhoria para a prática de esportes no bairro onde morou. Neste sentido, foi incansável para cobrar das autoridades competentes. Muitas vezes foi postergado por elas. Mesmo assim, não desanimou, pois sabia que um dia entrará um gestor que fará a diferença para os clubes de bairros da cidade, que são os grandes responsáveis para a inclusão social.
Agora, o clube perdeu o seu guerreiro na manhã desse dia 24 de novembro de 2025. Gilberto Silvio Carvalho dos Santos (Petróleo) morreu aos 71 anos e o velório será hoje. Dia 24, das 14:00 às 17:00 horas, no Cemitério da Paz, de Poá, onde será sepultado. Petróleo deixa seis irmãos, cinco homens e uma mulher, a nossa querida Rita Santos que também vem lutando contra o câncer, mas graças a Deus está sob controle. O câncer de Petróleo teve origem no estomago e pegou outros órgãos, sentia muita fome e estava sofrendo muito. Hoje de manhã ele iria fazer quimioterapia no Instituto do Câncer em São Paulo, mas sentiu a barriga dura e foi socorrido no Hospital regional de Ferraz de Vasconcelos e não aguentou vindo a falecer. “Ele viveu para o campo do Vila Júlia literalmente”, falou sua irmã, a jornalista Rita Santos.
No dia 5 de maio de 2026, o seu clube completará 63 anos de fundação e o seu dirigente não estará mais para saber o destino do E. Vila Júlia. Siga em paz, nosso grande amigo Petróleo. Deus sabe o que faz!