O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) encerrou uma força-tarefa para solucionar aproximadamente 10 mil processos que estavam parados, todos relacionados aos serviços de pátios e leilões de veículos de todo o estado. A força-tarefa iniciou em abril deste ano e envolveu 17 servidores, entre diretores técnicos, agentes estaduais de trânsito, oficiais estaduais de trânsito e oficiais administrativos das Unidades de Atendimento e Seções de Trânsito.
A iniciativa visou solucionar processos que estavam estagnados, sem o devido andamento processual, alguns deles desde 2018. Sem a devida devolutiva, o cidadão era obrigado a reiterar a solicitação ou acionar os meios jurídicos para garantir seus direitos. Com a eliminação das pendências, os reclamantes podem reaver o veículo apreendido ou serem ressarcidos em relação a eventuais prejuízos comprovados junto a pátios, por exemplo. A medida integra a proposta da nova gestão do Detran-SP de busca incessante pela excelência de serviços prestados ao cidadão, ao promover maior agilidade na resolução dessas demandas. Além disso, estimula a inovação e a melhoria contínua dos processos e serviços no órgão de público paulista, abrindo novas frentes de trabalho internas, focadas no atendimento a outras demandas da população.
Segundo o diretor de Educação para o Trânsito e Fiscalização, Milfran Melotti Evangelista, que coordenou a força-tarefa, a iniciativa é uma prova do comprometimento com os valores de respeito, integridade, segurança e eficiência da instituição. “O processo traduz o comprometimento da equipe com os valores do respeito, integridade, segurança e eficiência que regem nossa autarquia”, pontua Milfran.
O gerente de Pátios da autarquia, Heitor Frozel, reforça a relevância do trabalho realizado para o melhor atendimento à população: “Ao conseguir finalizar esse imenso passivo, o Detran-SP deixa claro que o engajamento da nova gestão está surtindo efeito, com o propósito de garantir a segurança no trânsito e a excelência nos serviços prestados ao cidadão, vislumbrando a meta de se tornar o melhor órgão de trânsito do país e referência em segurança viária e em qualidade dos serviços”, afirmou.
Ações como esta estimulam a inovação e a melhoria contínua dos processos e serviços, aumentando a satisfação dos usuários, reduzindo os custos com indenizações judiciais, melhorando a reputação e a imagem da Autarquia perante a sociedade.
Sobre o Detran-SP
O Detran-SP trabalha incessantemente para prevenir sinistros e preservar vidas, com a meta de organizar um trânsito mais seguro e harmonioso entre todos os modais. O órgão segue comprometido em oferecer serviços de excelência aos cidadãos, baseados em valores como respeito, integridade, segurança e eficiência.
Atualmente, está implementando gradualmente a transformação digital para melhorar a qualidade de vida dos paulistas, facilitando o acesso aos serviços públicos. Cerca de 93% dos atendimentos realizados nas unidades do Detran-SP são feitos de forma digital.
Como o maior órgão executivo de trânsito do país, o Departamento de Trânsito Paulista é responsável por 28% da frota brasileira, com mais de 32 milhões de veículos registrados e mais de 27 milhões de motoristas habilitados em todo o estado. Mensalmente, emite aproximadamente 400 mil Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) e 1,2 milhão de Certificados de Registro e Licenciamento Veicular (CRLVs). Em média, são emitidos mais de 136 mil documentos por dia.
Você também pode gostar
Suspenso há quase 10 anos, Itaquá contrata sistema para reabertura de cadastro habitacional
Guararema cancela festa de Natal
Caravana da Coca-Cola em Mogi das Cruzes e Suzano