Financiamentos passam a ser viabilizados de forma direta, garantindo maior rapidez e segurança na liberação de crédito
Na semana em que completa 15 anos, a Desenvolve SP tornou-se a primeira agência de fomento do país a operar no Sistema de Pagamentos Brasileiro – mecanismo que permite a transferência eletrônica de recursos entre pessoas físicas e jurídicas. Isso significa que a agência não precisará mais de intermediação bancária para realizar movimentações financeiras ou mesmo para gerar boletos.
A operação da Desenvolve SP no SPB se dará por meio da Rede do Sistema Financeiro Nacional (RSFN), garantindo maior rapidez e segurança na liberação de crédito da instituição financeira vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado de São Paulo.
O que é o STR?
O Sistema de Transferência de Reservas (STR) é o coração do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB), em que ocorre a liquidação final de todas as obrigações financeiras realizadas no Brasil. A Desenvolve SP passa a operar no sistema por meio de uma conta de liquidação (número-código 577).
A transferência de fundos no STR é irrevogável, isto é, só é possível “desfazer” uma transação por meio de outra transação feita no sentido contrário. Além disso, para garantir a solidez do sistema, no STR não há possibilidade de lançamentos a descoberto (não se admite saldo negativo).
O STR, regulamentado pela Resolução BCB 105/2021, é um sistema que faz liquidação bruta em tempo real (LBTR), ou seja: processa e liquida transação por transação.
O que é a RSFN?
A Rede do Sistema Financeiro Nacional (RSFN) é a estrutura de comunicação de dados que tem por finalidade amparar o tráfego de informações no âmbito do Sistema Financeiro Nacional (SFN) para serviços autorizados pelo Banco Central do Brasil, conforme o disposto na Circular nº 3.970, de 28 de novembro de 2019.
O que é uma Conta de Liquidação?
É a conta na qual são liquidadas as ordens de transferência de fundos emitidas pelo seu titular, participante do STR.
Sobre a Desenvolve SP
A Desenvolve SP é a instituição financeira de crédito do Estado de São Paulo que atua na concessão de financiamentos a micro, pequenos e médios empresários e a prefeituras interessadas em projetos de investimento. O propósito da agência de fomento é democratizar o acesso ao crédito no estado de São Paulo, gerando emprego, renda e desenvolvimento sustentável.
Você também pode gostar
Entre metas e limites: o alerta de uma ex-executiva que sofreu burnout na época de alta demanda
Escala 6X1
Meio Ambiente realiza Oficina “Do Vaso para o Prato”