Este final de Semana, dias 28 e 29 de outubro de 2023 acontece a IV Conferência Municipal de Cultura de Poá no Teatro Municipal de poá Turíbio Ruiz das 09h as 17h.
No entanto, edital que regulamenta a Conferência e a sua comissão organizadora foram publicados no Diário oficial apenas ontem, dia 26 de outubro de 2023, há menos de 72 horas do evento. Além do tempo recorde o governo também espera que a comissão organize o evento sem recursos, contrariando a letra da lei que determina o dever da prefeitura em prever recursos para a realização das Conferências Municipais.
Se andarem pela cidade vocês não encontrarão uma propaganda sequer, nenhuma publicidade sobre este, que deveria ser um dos momentos mais importantes para a cultura local e que vai acontecer porque tem que acontecer. Porque a prefeitura teve que assinar o termo de adesão ao Sistema Nacional de Cultura como condição para ter acesso aos recursos da lei Paulo Gustavo e as conferências municipais são uma importante ferramenta deste sistema e fazem parte de um grande processo de discussão nacional a respeito, entre outros, de como fomentar a cultura em nosso país.
Foi definido pelo governo federal um documento base para pautar as discussões a nível municipal e estadual e pode-se dizer que este ano o tema central destas discussões é “Democratização, democracia e o direito a Cultura”. ´´Será necessário ter isto em mente no momento em que for discutido cada um dos os seis eixos propostos no mesmo documento.
São eles: Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura; Democratização do Acesso à Cultura e Participação Social; Identidade, Patrimônio e Memória; Diversidade Cultural e Transversalidade de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural; Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade e Direito às Artes e Linguagens Digitais.
Ainda sobre a Conferência Municipal é fundamental aproveitar este momento e trazer para o debate as demandas e dificuldades que temos no nível municipal, quais são as nossas necessidades? Quais são as nossas dificuldades para implantar o sistema municipal de cultura.
O período da tarde do domingo será utilizado para a construção do plano municipal de cultura e neste sentido, é importante a participação de todo. Não apenas dos agentes culturais, mas da sociedade como um todo e dos nossos representantes eleitos. Uma vez que o plano municipal de cultura é sobretudo, uma lei que precisa ser construída em parceria com os vereadores e aprovada na Câmara Municipal, ou seja, na Conferência Municipal de Cultura é o momento de saber quem, de fato, se importa com a Cultura na Cidade.
Manifestar o apoio na rede social é fácil, mas de gestores esperasse muito mais do que um post mal escrito. Espera-se minimamente a participação na Conferência municipal de sua cidade (É uma questão de respeito!), a escuta ativa do agente cultural, de seus munícipes e a construção de políticas públicas para a cultura. Depois disso, o post é bem-vindo! Antes, é só fake e de fake estamos fartos.
Gisele Magalhaes – Conselheira Municipal de Cultura
“A hora da cultura é AGORA e o momento é JÁ!”
@gimagalhaes_cultura
A Notícia Precisa


Você também pode gostar
Livro “É mais que futebol! Jardim Pinheiro Futebol Clube” será lançado em Poá com sarau cultural
Poá inaugura nova sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação e firma parceria com Sincomércio
Judocas de Poá avançam na graduação de faixas em cerimônia marcada por emoção e reconhecimento